quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Instituição do Dia do Antigomobilismo

Boa notícia nos vem da Assembléia Lesgislativa do Estado de São Paulo, através da assessora do Deputado Fernando Capez, Delmíndia Costa. O deputado entrou com projeto de lei que institui o Dia do Antigomobilismo, conforme cópia abaixo. Parabéns pela iniciativa. Nós, amantes dos carros antigos, agradecemos!


PROJETO DE LEI Nº  561, DE 2009

Institui o Dia do Antigomobilismo.



A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:

Artigo 1º - Fica instituído o “Dia Estadual do Antigomobilismo” no calendário oficial do Estado de São Paulo, a ser comemorado anualmente no dia 28 (vinte e oito) de outubro.

Artigo 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.



JUSTIFICATIVA


O antigomobilismo representa hoje um dos grandes movimentos da sociedade civil de preservação cultural da memória do povo brasileiro, pois, através da história de cada carro antigo, está a bibliografia de seu proprietário, de uma família ou de um momento que foi importante na construção da nossa sociedade.

O antigomobilista é uma aficionado, detalhista, apaixonado e representante natural dessa que é uma verdadeira arte, que nasce nas oficinas mecânicas de restauração e após longa jornada contemplam os olhos de cada um de nós com sua beleza e raridade.

A criação do Dia do Antigomobilista divulgará para a sociedade o importante trabalho realizado por este grupo seleto de pessoas que buscam sempre resgatar através de sua arte a memória e cultura de um povo. Por isso, conto com o apoio de meus nobres Pares.



Sala das Sessões, em 4/8/2009



a) Fernando Capez - PSDB

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Encontro em Pirassununga

A Prefeitura de Pirassununga-SP, promoveu, de 17 a 20 deste mês, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila, o 1º Fest’Itália – Festival da Cultura Italiana. Os quatro dias festivos  marcaram os 157 anos da imigração italiana no município. Na ocasião, no domingo dia 20, houve um encontro de carros antigos, onde um representante do Clube do Fusca de Poços de Caldas, José Carlos Cardoso, proprietário do já placa preta Corcel. O nosso representante ganhou um troféu como um dos 10 melhores carros do encontro. Parabéns ao associado Zé Carlos e parabéns à cidade de Pirassununga pelo evento!










domingo, 20 de setembro de 2009

Reunião do Clube 20/09/09

A reunião do Clube do Fusca de hoje esteve movimentada. Por coincidência, estava acontecendo uma carreata do Clube do Automóvel Antigo, chamando a atenção da população para  a Semana do Trânsito em Poços de Caldas, de 18 a 25 de Setembro. Nosso Clube também apóia a realização desse tipo de campanha, porque em nossa cidade está cada vez mais difícil andar de carro ou com qualquer veículo. Cumpre lembrar também, que o pedestre também faz parte do trânsito!






Você deve estar querendo saber o que este pássaro está fazendo num encontro de carros, não? É só perguntar ao Sr. Leonardo Alcântara Teixeira.



quarta-feira, 16 de setembro de 2009

63º Salão de Frankfurt

Está acontecendo em Frankfurt, Alemanha, o 63º IAA, Internationalen Automobil-Austellung, ou Salão Internacional do Automóvel. É um dos maiores do mundo e pode ser considerado o mais antigo, iniciado em 1897. O primeiro salão durou um só dia e contou com 8 veículos. Como curiosidade¸ o último IAA antes da 2ª Guerra Mundial aconteceu em Berlim, em 1939, a cerca de 6 meses do conflito. Nessa 29ª edição, que teve recorde de 825 mil visitantes, estavam duas unidades do KdF-Wagem – Kraft dirch Freude, ou Força através da Alegria, um dos lemas do partido nazista. O curioso carro em forma de besouro ainda não havia recebido o nome que o faria famoso: Volkswagen. Entretanto o início da produção, previsto para outubro daquele ano, teve de ser adiado por longo tempo.

Fonte: www.bestcarswebsite.com.br

Restauração de Fusca

Recebemos fotos da restauração do Fusca do secretário do Clube do Fusca, Cleiton Domingues, o Mano Cleitinho:
 
  
Breve teremos mais fotos!

Rush - Discografia


Roll the Bones é o 15º álbum de estúdio do Rush, lançado em 1991. Foi gravado no Le Studio, em Morin Heights e no McClear Place em Toronto, com Rupert Hine retornando como produtor. O disco ganhou o Juno Award em 1992, como o melhor design de capa. Roll the Bones veio a ser o 1º US Top 5 desde Moving Pictures de 1981, atingindo o 3º lugar na Billboard 200. Ganhou também disco duplo de platina de acordo com a Atlantic Records, embora a RIAA o tenha listado como platina simples.



No estilo, Roll the Bones marca a transição do estilo da banda dos anos 80 para seu som nos anos 90. O papel dos instrumentos geralmente foi invertido; a guitarra está começando a rastejar para a frente dos arranjos da música, enquanto rajadas de teclado e órgão são jogadas no fundo. "Dreamline" e "Roll the Bones" foram populares nas rádios na década de 90,  atingindo o 1º lugar na parada Album Rock Tracks, enquanto "Where's My Thing?" tornou-se o terceiro instrumental da banda. O estilo musical de Roll the Bones pavimentou o caminho para o estilo “alternativo” de Counterparts em 1993. As letras, dessa vez têm uma temática mais “humana”, com músicas falando dos sentimentos e emoções, tais como o amor e a morte entre outros. Destaque para a bela "Ghost Of A Chance".


Faixas:

1. "Dreamline"
2. "Bravado"
3. "Roll the Bones"
4. "Face Up"
5. "Where's My Thing? (Part IV, "Gangster of Boats" Trilogy)"
6. "The Big Wheel"
7. "Heresy"
8. "Ghost of a Chance"
9. "Neurotica"
10. "You Bet Your Life"

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Polêmica sobre a origem do Fusca

Livro diz que verdadeiro criador do Fusca era judeu.

Ferdinand Porsche pode não ser o verdadeiro criador do Fusca. Segundo o historiador holandês Paul Schilperoord, que acaba de lançar um livro intitulado Ware Verhaal van de Kever (A Verdadeira História do Fusca), quem teve a idéia de criar um automóvel pequeno, com motor traseiro, suspensão independente e uma carroceria arredondada, completamente diferente dos carros da época, foi um engenheiro e jornalista húngaro, chamado Josef Ganz.
Uma versão chegou a ser fabricada por uma pequena indústria alemã, denominada Standard Fahrzeugfabrik. De acordo com o livro, Ganz, que inclusive havia chamado seu carro inicialmente de Maikäfer (Meu Besouro), tentou inutilmente obter apoio financeiro para produzi-lo em grande série, ao mesmo tempo em que publicava vários artigos propondo uma revolução no design automotivo e criticando os pesados e inseguros carros da época. Desagradando aos grandes fabricantes e, por ser judeu, ele acabou sendo preso pela Gestapo, polícia secreta nazista, devido a uma acusação forjada de chantagem.
Libertado, Ganz mudou-se para a Suíça, onde continuou tentando sem sucesso produzir seu carro – o projeto chegou a ser roubado pelo próprio governo suíço. A idéia do engenheiro húngaro, na mesma época, teria chegado ao ditador Adolf Hitler que, entusiasmado e desejoso de motorizar a população alemã, encarregou Ferdinand Porsche de sua concretização, obviamente ocultando a autoria do projeto inicial por um judeu. A Standard Fahrzeugfabrik, coincidentemente, foi proibida de usar o nome Volkswagen, carro do povo, na promoção de seu automóvel.
Após a Segunda Guerra Mundial, Ganz tentou durante vários anos provar na justiça seus direitos sobre o Fusca. Ele acabou indo morar na Austrália, onde trabalhou na Holden (hoje parte da GM), falecendo pobre e sem chegar a ser reconhecido, a não ser por um restrito número de designers e engenheiros. Embora sua história não fosse desconhecida, o livro de Schiperood é o primeiro inteiramente dedicado a ela e está sendo cogitado para servir de base para um futuro filme.
A história de Ganz pode ser encontrada, em detalhes, no site www.ganz-volkswagen.org , em inglês.

Notícia retirada do portal UOL.


segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Reunião Clube do Fusca 06/09/09

Mais uma reunião do Clube do Fusca. Descontração e muitas visitas no bonito domingo de Poços, onde tivemos visitas de São João da Boa Vista e Rio Claro.

 
  
  
  
  
  
  
  
 

sábado, 5 de setembro de 2009

Comemoração 5 anos Clube do Fusca

Ontem comemoramos os 5 anos de existência do Clube do Fusca de Poços de Caldas. O jantar aconteceu na Churrascaria Pampa no Minas Sul Shopping, em meio a muita festa. Contamos com a presença de mais de 30 pessoas, onde foram distribuídos vários presentes aos associados. Parabéns a todos nós!





   
 
  

Rush - Discografia


A Show of Hands é o 5º álbum ao vivo, lançado em 1989. A banda lançou um vídeo com o mesmo nome, originalmente em VHS e laserdisc in 1989. A versão em DVD foi lançada como parte de uma box set em 2006, e como DVD individual em 2007. Como o próprio nome diz, trata-se de mais uma obra prima do Rush, um verdadeiro “show de mãos”.
Foi gravado em Birmingham (Inglaterra), New Orleans, Phoenix e San Diego durante a turnê de Hold Your Fire de 1988 e também em Meadowlands (New Jersey) durante a turnê Power Windows de 1986. A faixa de abertura "Intro" apresenta a canção tema dos Três Patetas (Three Stooges) como fundo musical; a banda usou esse jingle para abrir muitos dos concertos durante os anos 80. Destaques para The Rhythm Method e Closer To The Heart. 

Faixas
  1. "Intro"
  2. "The Big Money"
  3. "Subdivisions"
  4. "Marathon"
  5. "Turn the Page"
  6. "Manhattan Project"
  7. "Mission"
  8. "Distant Early Warning"
  9. "Mystic Rhythms"
  10. "Witch Hunt (Pt. III of Fear)"
  11. "The Rhythm Method"
  12. "Force Ten"
  13. "Time Stand Still"
  14. "Red Sector A"
  15. "Closer to the Heart