quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Rock - Fastway

Fastway é uma banda de heavy metal britânica formada pelo guitarrista, "Fast" Eddie Clarke, ex- Motörhead, e o baixista, Pete Way, ex-UFO. Em 1983, os dois estavam desapontados com suas próprias bandas e decidiram trabalhar juntos em um novo projeto. Eles recrutaram o baterista Jerry Shirley,anteriormente de Humble Pie, e do então desconhecido vocalista, Dave King. Eles pegaram seu nome a partir de uma combinação dos nomes dos fundadores. No entanto, Pete então descobriu que ele não podia escapar do seu contrato com a gravadora Chrysalis Records e em seguida, recebeu uma oferta tentadora para tocar com Ozzy
Osbourne, então abandonou o projeto. Levando o baixista Mick Feat, a banda então grava seu álbum de estréia, Fastway.
Sucesso de crítica e venda, a banda excursionou para promover o álbum (com Alfie Agius baixista). A banda então recrutou Charlie McCracken, ex-Taste como baixista "permanente", e lançou outro sucesso, All Fired Up, no ano seguinte. Após as dificuldades da turnê, Shirley McCracken e deixa a banda.
Em 1986, Clarke e King reformulam o Fastway com um novo line-up. Recrutando Shane Carroll (segunda guitarra),Paul Reid (baixo) e Alan Connor (bateria) do Dave King’s, primeira banda de Stillwood, lançam Waiting for the Roar. O álbum tinha uma abordagem rock em vez do metal-blue dos álbuns anteriores. O sucesso foi limitado, e decepcionou muitos fãs. Em 1987 o Fastway foi abordado para fazer a trilha sonora para o filme de heavy metal horror, Trick or Treat. O filme fracassou, mas a trilha sonora restabeleceu o Fastway, como uma banda de metal difícil de bater. A trilha sonora foi um êxito moderado, e ficou no Billboard Top 200 por onze meses. O sucesso da trilha sonora e o pouco dinheiro que receberam, causaram conflitos e a banda foi dissolvida. King, em seguida, recebe um telefonema de David Geffen e Jon Kolodner para ir aos Estados Unidos para liderar um supergrupo de heavy-metal, chamado Katmandu, que também contou com Mandy Meyer do Krokus nas guitarras. A banda foi completada por Cain Carruthers da banda de punk rock The Untouchables, e Mike Alonso da banda punk, The Meanies. O Katmandu lançou um álbum auto intitulado e tinha uns pequenos sucessos. Dave King agora encabeçava os roqueiros punks irlandeses do Flogging Molly.
Enquanto isso, Clarke decidiu reiniciar novamente o Fastway a partir do zero usando o vocalista Lea Hart e músicos de estúdio, lançando rapidamente On Target, no mesmo ano, mas vendeu mal. Em 1990, este duo lançou Bad Bad Girls, empregando vários músicos, incluindo membros do Girlschool. Foi amplamente ignorado e vendeu muito pouco. Depois de chamá-lo um dia, em 1991, eles lançaram o álbum ao vivo Say What You Will LIVE (uma gravação antiga, curiosamente com King nos vocais). Em 1997, Clarke e Hart se reuniram e lançaram uma versão reformulada de On Target, mas não houve sucesso comercial.
 Em 25 de maio de 2007, Toby Jepson, ex-vocalista do Little Angels, anunciou que tinha aceitado um convite do Fastway para fazer o vocal durante as apresentações em festivais daquele ano. Um line-up atualizado tocou no Sweden Rock Festival, Japanese Hard Rock Hell, e no Download Festival em Donington Castle. Além do guitarrista Clarke, e Jepson, a banda trazia o baterista Steve Strange (não é o cantor Steve Strange) e John McManus (Mama's Boys).
Em uma entrevista com Komodo Rock no Hard Rock Hell Festival em novembro de 2007, Eddie Clark confirmou que ele e Toby Jepson estariam trabalhando em novo material. Ele disse: "Toby e eu vamos sentar e talvez fazer algumas músicas durante o inverno. Vamos ver se podemos escrever algumas músicas.” Em 2008, Toby Jepson anunciou que iria liderar os roqueiros escoceses do Gun em tempo integral.
 Discografia:
§  Fastway (1983)
§  All Fired Up (1984)
§  Trick or Treat (soundtrack, 1986)
§  On Target (1988)
§  Bad Bad Girls (1990)
§  Say What You Will - Live (1991)
§  On Target Reworked (1997)
§  The Collection (2001)
§  Fastway/All Fired Up remasterizado (2003)
§  Waiting For The Roar remasterizado (2005)

Singles & EP's
§  We Become One (1983)
§  Easy Livin’ (1983)
§  All Fired Up (1984)
§  The Stranger (1984)
§  The World Waits For You (1986)
§  A Fine Line (1988)
§  I’ve Had Enough (1990)
§  Bad Bad Girls (1990)

Um comentário: