domingo, 27 de fevereiro de 2011

Rock - Procol Harum

O Procol Harum é uma banda de rock britânica formada em 1967, o que contribuiu para o desenvolvimento do rock progressivo. Sua gravação mais conhecida é o single "A Whiter Shade of Pale" de 1967. Apesar de conhecida pela sua influência barroca e clássica, a música do Procol Harum também abraça o blues, R&B e o soul. 


Baseado em Southend-on-Sea, Essex, a banda Paramounts, liderada por Gary Brooker e Robin Trower, incluindo Chris Copping e Wilson BJ, teve um sucesso moderado, em 1964, com sua versão cover de Jerry Leiber e Mike Stoller "Poison Ivy”, que alcançou o número 35 no UK Singles Chart. Incapaz de gerar qualquer sucesso posterior, o grupo se desfez em 1966.
Em abril de 1967, Brooker começou a trabalhar como cantor, compositor e formou o Procol Harum com Keith Reid (poeta), o organista de Hammond, Matthew Fisher, o guitarrista Ray Royer e o baixista David Knights. Guy Stevens, seu empresário original, colocou nome na banda devido a um gato birmanês um amigo. Em latim significa "para além dessas coisas", mas a tradução correta do latim "para além destas coisas" é Procul His. Alternativamente, o nome foi traduzido como "essas coisas distantes" (Harum é no feminino plural). No entanto, Procul não seria seguido de um genitivo em latim. O nome da banda é frequentemente mal escrito, frequentemente com Procul, Harem, ambos ou outras variações.

No Olympic Studios, com o baterista de estúdio Bill Eyden, o produtor Denny Cordell, e o engenheiro de som Keith Grant, o grupo gravou "A Whiter Shade of Pale" e foi lançado em 12 de maio de 1967. Com uma estrutura que lembra música barroca, um contracanto com base no Orchestral Suite N º 3 em D Major de Bach, pelo órgão Hammond de Fisher,  vocais de Brooker e a letra misteriosa de Reid, "A Whiter Shade of Pale" atingiu o #1 no UK Singles Chart e o canadense RPM Magazine chart. Ele foi bem nos EUA também, atingindo #5. Na Austrália foi #1 por várias semanas, estabelecendo um recorde de oito semanas em Melbourne.

Depois que "A Whiter Shade of Pale" se tornou um hit, a banda partiu para consolidar o seu sucesso em turnê. Sua estréia ao vivo foi a abertura para Jimi Hendrix em 1967.
O single seguinte, "Homburg", com uma mudança de line-up do ex-Paramounts BJ Wilson na bateria e Robin Trower na guitarra, alcançou a posição # 6 no Reino Unido e # 15 no Canadá, mas não foi sucesso nos EUA. O álbum “Procol Harum” foi gravado em breve entre os dois singles, mas foi retida até início de 1968. Uma série de singles emplacou timidamente nos EUA e Reino Unido, embora raramente dois ao mesmo tempo. “A Salty Dog” (1969) foi popular entre os fãs, e foi o seu primeiro álbum a vender bem no Reino Unido. A faixa-título, em particular ganhou uma boa dose de airplay nas FMs americanas. No entanto, Fisher, que produziu o álbum, saiu da banda logo depois de seu lançamento.

O grupo teria muitas mudanças de pessoal, mas a sua formação para os seus três primeiros álbuns foi Brooker (voz e piano solo), Trower (guitarra e vocais), Fisher (vocal e órgão), Knights (baixo), Wilson (bateria) e Reid (letrista). O ex-Paramount Chris Copping (órgão e baixo) juntou-se em 1970, e entre o final de 1972 até 1977, o guitarrista do grupo foi Mick Grabham. O grupo apareceu no Isle of Wight Festival em 1970.

Em 1971 as disparidades de estilo tornaram-se muito grande e após o lançamento de seu quinto álbum “Broken Barricades”, Trower parte para formar seu próprio power-trio e foi substituído por Dave Ball.

O Procol Harum voltou para as paradas de sucesso no ano seguinte, com um som de rock sinfônico, muitas vezes apoiado por orquestras e foi um dos primeiros grupos a alcançar sucesso dessa maneira; “Procol Harum Live with the Edmonton Symphony Orchestra” ganhou disco de ouro nos EUA em 1972, atingindo #48 na Grã-Bretanha. "Conquistador" (uma faixa de seu primeiro álbum, remapeado para o acompanhamento da Sinfônica de Edmonton em 1971) foi um hit em 1972, chegando a #16 nos EUA e #7 no Canadá, enquanto atingia #22 no Reino Unido. Seu álbum seguinte, “Grand Hotel”, fez bonito, alcançando #21 na Billboard 200 dos EUA em 1973.

Em 1975, Procol Harum tocou a última noite no Rainbow Theatre em Londres. Mais mudanças de pessoal contribuíram para o declínio das vendas na parte final da década de 1970, com "Pandora's Box" sendo o seu último hit no UK Top 20, em 1975.  Seu álbum “Procol’s Ninth” viu uma reconexão com Jerry Leiber e Mike Stoller, ambos produzindo e escrevendo. A banda finalmente se separou em 1977, depois de ver “Something Magic” na posição #147 na Billboard 200 dos EUA.
Eles se reuniram para uma única apresentação, cinco meses depois, quando "A Whiter Shade of Pale" foi vencedor (junto com "Bohemian Rhapsody" do Queen) da escolha do Melhor Single Pop Britânico 1952-1977 no Britt Awards, que fez parte do Jubileu de Prata da rainha Elizabeth II.
A banda voltou em 1991, com Brooker, Fisher, Trower e Reid (Wilson tinha morrido em 1990), e lançou “The Prodigal Stranger”, mas as vendas foram modestas. Após o lançamento do álbum, uma nova encarnação da banda, com Brooker e Fisher, mas sem Trower, percorreu os EUA e o mundo por alguns anos na primeira metade da década de 1990.

Em julho de 1997, fãs da banda fizeram a celebração dos 30 anos do sucesso de "A Whiter Shade of Pale", e convidaram os membros, então inativos, para um concerto em Redhill. O resultado do concerto foi a criação do website "Beyond the Pale", em Outubro de 1997. Incomum para sites de fãs, "Beyond the Pale" se orgulha de ser atualizado em uma diariamente. Atualizações típicas incluem notícias recentes do Procol Harum, informações sobre shows da década de 1970 e, ocasionalmente, mensagens da banda. O site também fez os fãs saber uns dos outros e, assim, catalisado e desencadeou um novo interesse na banda. Isso, então, levou à "The Palers Project", em que os fãs se reuniram para gravar quatro álbuns em CD duplo de músicas do Procol Harum em arranjos novos, que por sua vez, financiou o site. O último destes álbuns foi lançado em 2008.

No final de 1999, Brooker promete: "O Procol vai tocar em 2000", e em setembro a banda fez um show ao ar livre com o New London Sinfonia em Guildford.

Em 2000, o Procol recebeu alguma atenção após a canção "In Held Twas in I", aparecer no álbum de estréia da banda Transatlantic.
Desde 2001, a banda, composta por Brooker, Fisher, Geoff Whitehorn (guitarra), Matt Pegg (baixo) e Mark Brzezicki (bateria), fez várias turnês na maior parte da Europa, e também no Japão e EUA. Um concerto de 2001 em Copenhague foi lançado em DVD em 2002. Em 2003, a banda lançou o álbum “The Well's on Fire”. Um concerto de dezembro 2003, em Londres, com grande parte do material desse álbum, foi lançado em DVD em 2004: “Live at the Union Chapel”. Fisher deixou Procol Harum em 2004.

A banda retomou a agenda de shows em 2005, com Josh Phillips substituindo Fisher no Hammond, ficando Brooker como o único membro original. Em junho de 2006 eles tocaram no Isle of Wight Festival. Em agosto de 2006 o Procol tocou em dois shows ao ar livre com a Danish Radio Orchestra em Ledreborg Castel, na Dinamarca, que foram telegravadas. Uma edição com uma hora de duração do show foi transmitido na manhã de Natal, de 2008, pelo DR2 Channel dinamarquês e todo o concerto foi lançado em DVD em 11 de maio de 2009 (com seis faixas extras a partir de uma gravação da TV dinamarquesa da banda de 1974).

Mais tarde, em 2006, eles tocaram na Suíça, Noruega e Dinamarca, mas com Geoff Dunn substituindo Brzezicki na bateria, porque a banda desse último, Casbah Club, estava em turnê com o The Who. No entanto, Dunn acabou substituindo Brzezicki para a turnê européia da banda em 2007. A gravação dos shows italianos foi lançada mais tarde como “One Eye to the Future - Live in Italy”, álbum de 2007. O Procol Harum também tocou num concerto orquestral na Suécia em 30 de junho. Eles tocaram com a Orquestra Sinfônica de Gävle na ópera ao ar livre Dalhalla, perto de Rattvik.

Em 20 e 21 de julho de 2007, os fãs dispostos a celebrar o 40 º aniversário do sucesso de "A Whiter Shade of Pale", convidou a banda para tocar. Esta comemoração tomou a forma de dois shows no St John's, Smith Square, em Londres. Em 20 de julho viram o Procol Harum tocar uma mistura de canções de seus primeiros dias até a estréia de um par de canções novas, "Sister Mary" e "Missing Persons". Na noite seguinte, 'Gary Brooker e Convidados' tocaram canções obscuras feitas pela dupla Brooker-Reid, que nunca tinham sido gravadas, nunca foram tocadas ao vivo antes e foram significativamente diferentes da versão que eles gravariam. O apoio foi do “The Palers”, projeto no qual o guitarrista do Procol, Geoff Whitehorn também tocou. 

Embora não tenha havido atividades do Procol em 2008, seu manager, Chris Cooke, usou o site 'Beyond the Pale “para anunciar planos para um DVD ao vivo e um álbum novo em 2009, bem como shows do festival na Noruega, em 17 de Julho e Finlândia, em 23 de Julho. Pouco antes do último concerto, Brooker caiu de uma pilha de toras de beira de estrada na Finlândia e quebrou várias costelas. O show foi em frente, mas ele foi incapaz de cantar corretamente, e muitas das canções foram instrumentais ou cantadas por outros da banda. Em outubro de 2009, com Brooker totalmente recuperado, a banda realizou quatro concertos - em Hagen (Alemanha), Drammen (Noruega), Moscou e São Petersburgo. Tudo isso e mais, uma retrospectiva de disco de quatro (três CDs e um DVD com notas históricas) foi lançado no outono de 2009, e também foram emitidos todos os álbuns anteriores da banda, como CDs remasterizados com faixas extras, algumas nunca antes ouvidas.

Eles tocaram em uma série de concertos nos EUA (e Toronto) em junho de 2010, em sua maioria de abertura para o Jethro Tull. Em 22 de julho, o Procol é novamente manchete no Festival Keitelejazz em Äänekoski, Finlândia - o local onde a banda se apresentou com um Brooker ferido em 2009. Eles descreveram esse fiel público finlandês como "o melhor do mundo" e tocou uma versão de três versos original de “A Whiter Shade of Pale” com um solo de guitarra de Geoff Whitehorn. Apenas 48 horas depois, foram convidados a dar um concerto gratuito no pátio do Palácio da Província de Bergamo, na Itália.

Em Agosto de 2010 que apareceu em Bad Krozingen na Alemanha, e num evento de Rock Legends no Charlotty Dolina Amphitheater, na Polônia. Depois de um show de Halloween em Leamington Spa (seu primeiro no Reino Unido após três anos) a banda retornou à América do Norte em novembro, incluindo um evento orquestral com a Orquestra Sinfônica de Edmonton em 09 de novembro Depois de tocar em Tallin, na Estónia, em 18 de novembro, eles voltam para os EUA para um concerto orquestral em Wilmington, Delaware em 04 de dezembro. Mais de 13.000 pessoas viram oito concertos de Ano Novo com a Orquestra da Rádio Dinamarquesa em Copenhague e noutras cidades dinamarquesas em janeiro de 2011.  A banda volta por lá para o Festival Kløften em 25 de junho.



PS.
-       O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda.
-       Recentemente, a justiça do Reino Unido concedeu ao tecladista da banda, Matthew Fisher, 40% da autoria de "A Whiter Shade of Pale". A alegação de Fisher para o pedido é o refrão e o solo de órgão da canção, os quais estão entre seus elementos mais distintivos. O juiz do caso disse que a contribuição do organista foi "substancial", embora não tão grande quanto à contribuição do cantor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário