quarta-feira, 24 de março de 2010

Rush - Discografia


Snakes & Arrows é o 18º álbum de estúdio do Rush, co-produzido por Nick Raskulinecz. O álbum foi gravado em cinco semanas entre novembro e dezembro de 2006 no Allaire Studios, em Catskill Mountains, Nova York e mixado e masterizado no Ocean Way Studios em Los Angeles, Califórnia. Foi lançado em CD em 1° de maio de 2007, como um duplo álbum em 19 de junho (limitado a 5000 exemplares), bem como no novo formato MVI (Music Video Interactive), limitado a 25.000 exemplares,em 26 de junho. Estreou em # 3 no The Billboard 200 e caiu fora do gráfico após 14 semanas. Foi disco de ouro no Canadá em setembro de 2007.  A faixa "Malignant Narcisism" foi nomeada para um Grammy na categoria Melhor Performance Instrumental de Rock.
De acordo com o baterista e letrista Neil Peart, a inspiração para o título do álbum surgiu após consideráveis pesquisas de várias fontes: um jogo budista de mais de 2000 chamado "Leela, o Jogo do Auto Conhecimento ", um jogo para crianças coligado Snakes and Ladders (Serpentes e Escadas, também conhecido como rampas e escadas), e uma citação de Hamlet  "estilingues e flechas." Esta informação ajudou a convencer o baixista Geddy Lee e o guitarrista Alex Lifeson para adotar a pintura original do tabuleiro de jogo antigo como a capa do novo álbum.
O álbum estreou no número três no Billboard EUA 200, vendendo cerca de 93.000 cópias em sua primeira semana. Estes números referem-se apenas às vendas da versão em CD do álbum, e não incluem o MVI ou versões LP.
o álbum começou a ser escrito em janeiro de 2006, com Lee e Lifeson trabalhando em seu estúdio em casa em Toronto. A dupla começou o processo de escrita por jams, que gradualmente foram moldadas às suas idéias em peças concluídas. Durante este processo, Neil Peart escrevia letras preliminares para as canções - um método criativo da banda, freqüentemente empregado em suas obras anteriores. Peart, que é da área de Toronto, vivia na Califórnia e para continuar a trabalhar com seus companheiros de banda para o novo álbum, ele vivia entre Ontário e Nova Iorque para escrever e gravar as fases. Quando Peart estava na Califórnia, a banda colaborou ocasionalmente pela Internet.
Em março de 2006, versões aproximadas de seis músicas tinham sido concluídas. Os três se reuniram em Quebec para ouvir para o material gravado até então. Em maio de 2006, eles haviam refinado as canções em um pequeno estúdio profissional em Toronto. Após as primeiras seis músicas foram gravadas, a banda começou a compor e gravar músicas adicionais em Setembro.
O produtor americano Nick Raskulinecz, que trabalhou com o Foo Fighters, foi contratado para ajudar a banda a produzir o álbum. Raskulinecz, um auto-proclamado fã do Rush, supostamente encorajou os membros da banda para explorar os limites dos seus renomados talentos, e com entusiasmo incentivou a banda para integrar o complexo rítmico e padrões melódicos que caracterizam as suas obras anteriores. A mixagem final do álbum foi gravada em Allaire Studios, em Shokan, Nova York, por Richard Chycki no Ocean Way Studios de Los Angeles, Califórnia, e masterizado por Brian Gardner.
Este álbum contém várias faixas instrumentais: "The Main Monkey Business", "Hope"
e "Malignant Narcisism",  primeiras peças novas desde compostas pela banda desde "Limbo", em 1996 em Test for Echo.
Peart, principal letrista da banda, declarou que a temática lírica do álbum é baseada em suas reflexões pessoais sobre a fé, inspirado por suas viagens de motocicleta pela América do Norte. Muitas das experiências mencionadas nas letras de Snakes & Arrows evoluíram a partir de memórias de Peart em seu livro "Roadshow: Landscape With Drums", uma turnê de motocicleta.
De acordo com Alex Lifeson, temas musicais para o álbum foram escritos e desenvolvidos com guitarras acústicas para trabalhar as partes principais. Estas peças foram finalmente gravadas usando guitarras acústicas ou elétricas, ou outros instrumentos. Lifeson descobriu que escrever músicas na guitarra acústica proporciona certa pureza, auxiliando-o a conceber as partes instrumentais. Tanto ele como Lee usaram isso como uma alternativa aos métodos mais tradicionais de desenvolvimento musical, ao invés do uso de amplificação elétrica, guitarras e assistência de instrumentos eletrônicos.
 David Gilmour (Pink Floyd) é creditado no encarte, porque inspirou Lifeson a escrever músicas principalmente em guitarra acústica. De acordo com uma entrevista de setembro de 2007 na Guitar Player Magazine, Lifeson menciona uma reunião com Gilmour em um concerto no Massey Hall Toronto durante a excursão de Gilmour, "On an Island".
Segundo Raskulinecz, o álbum tem um som semelhante aos álbuns do Rush dos anos 70, como 2112, A Farewell to Kings e Hemispheres .



Enfim, é um disco que atesta mais uma vez a maturidade, virtuosismo e excelência musical da banda.


Faixas
1.
"Far Cry"  
2.
"Armor and Sword"  
3.
"Workin' Them Angels"  
4.
5.
6.
7.
"The Way the Wind Blows"  
8.
"Hope"  
9.
"Faithless"  
10.
"Bravest Face"  
11.
"Good News First"  
12.
13.
"We Hold On"  

Nenhum comentário:

Postar um comentário