terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia do Disco de Vinil


 Hoje é um dia especial para os nostálgicos: é o Dia do Vinil. A data foi escolhida por ser o dia do aniversário da morte do cantor e compositor brasileiro Ataulfo Alves.
 Os discos de vinil foram desenvolvidos no início da década de 1950. O nome vinil vem do material plástico utilizado na sua produção. Material delicado que requer cuidados especiais. Não se pode, por exemplo, deixar poeira sobre o vinil.
O disco possui ranhuras na forma de espiral. Esse formato faz com que a agulha do toca-disco percorra o caminho da borda até o centro, fazendo a leitura da gravação. Além disso, as ranhuras produzem uma vibração na agulha. Essa vibração vira sinais elétricos, que são transformados em música.
O tipo mais comum do disco de vinil é o LP, abreviatura de Long Play, que tem o formato de um círculo com 31 centímetros de diâmetro. Os dois lados do disco são gravados sendo que, cada um, tem capacidade para cerca de 20 minutos de música.
Outros vinis menos conhecidos são o EP, que tem 17 cm de diâmetro e cerca de 8 minutos de música em cada lado e o single, disco também de 17 cm de diâmetro, com capacidade musical de cerca de 4 minutos. Este tipo de disco era muito usado por artistas para publicar e divulgar prévias de seus trabalhos.
 (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) 
Campanha publicitária:
Estas são as imagens da bela campanha publicitária da FNAC, a maior loja de livros, CD’s e DVD’s da França.A campanha “Vinyl Never Dies” foi criada para promover a inauguração da sua nova seção de LP’s, o saudoso disco de vinil, que mesmo depois de tanta tecnologia digital, volta-e-meia reaparece, para a alegria dos mais nostálgicos. (Tente fazer isto com uma capa de CD ou use seu pendrive).


 (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) (o\_!_/o) 


Notícia veiculada na revista Rolling Stone:

Venda de vinil aumenta 36% nos EUA

Em 2007, mais de um milhão de "bolachões" foram comercializados nos Estados Unidos




A RIAA (Associação Americana da Indústria Fonográfica) divulgou nesta semana os números de vendas de música em 2007 nos EUA.


Em meio a resultados que indicam o crescimento da comercialização de música pela internet, o número de discos de vinil vendidos em 2007 no país norte-americano chega a 1,3 milhão, um aumento de 36,6% em relação a 2006, quando 900 mil discos foram comercializados.

A arrecadação total decorrente da venda de LPs no último ano beirou os US$ 23 milhões, 46,2% a mais do que em 2006, quando a indústria faturou US$ 15,7 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário