quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Rock - Boston

 O Boston é uma banda americana de rock, de Boston, Massachusetts, que obteve seus maiores êxitos durante a década de 1970 e 1980. Centrada no guitarrista, tecladista, compositor e produtor Tom Scholz, a banda é um celeiro de playlists das rádios de rock clássico. Já vendeu mais de 31 milhões de álbuns nos EUA, dos quais 17 milhões são do álbum de estréia auto-intitulado e 7 milhões de seu segundo álbum, “Don't Look Back”.


Tom Scholz começou a compor música em 1969, quando estudava no MIT, onde escreveu um instrumental intitulado "Foreplay". Nessa época, Scholz entrou para a banda "Freehold", onde conheceu o guitarrista Barry Goudreau e o baterista Jim Masdea, que se tornaram membros do Boston. O vocalista Brad Delp veio em 1970. Após graduar-se com um mestrado em engenharia mecânica, Scholz trabalhou para a Polaroid, e usou o salário para construir um estúdio de gravação em seu porão, e para financiar as fitas demo gravadas em estúdios de gravação profissional. Estas demos iniciais foram gravadas com Brad Delp nos vocais, Barry Goudreau na guitarra, Jim Masdea na bateria, e Scholz no baixo, guitarra e teclados. As fitas foram enviadas para as gravadoras, mas sofreram rejeição. Em 1973, Scholz formou a banda Mother's Milk, com Delp, Goudreau e Masdea. O grupo se desfez em 1974, mas Scholz posteriormente trabalhou com Masdea e Delp para produzir seis novas demos. Scholz tocou todos os instrumentos, com exceção da bateria, e usou pedais concebidos por ele próprio para criar o som de guitarra desejado.

Ao assinar com a Epic Records em 1975, a empresa insistiu para que Jim Masdea fosse substituído. Scholz, no entanto, argumentava que Masdea deveria ser incluído de alguma forma na futura gravação. Scholz gravou a maioria das faixas das demos mais recentes, e tocando em shows ao vivo que se assemelhavam ao som dessas demos,  era impossível ficar sem um segundo guitarrista e então adicionou Goudreau, Fran Sheehan no baixo, e depois Sib Hashian na bateria.

Além da demissão de Masdea, a gravadora também insistiu que Scholz regravasse as fitas em um estúdio profissional, mas Scholz queria gravar em seu estúdio, para que pudesse trabalhar em seu próprio ritmo. A pedido de Tom Scholz, Masdea tocou bateria na faixa "Rock and Roll Band", e a parte instrumental foi gravada no estúdio Scholz. As gravações multipista foram então levadas a Los Angeles, onde Brad Delp adicionou os vocais, e o álbum foi mixado por John Boylan. Foi então que a banda foi nomeada oficialmente "Boston", por sugestão de Boylan e o engenheiro Warren Dewey. 

 O álbum de estréia, “Boston”, lançado em 8 de agosto de 1976, foi um enorme sucesso. É o segundo disco de estréia mais vendido da história nos EUA (depois de Appetite for Destruction, do Guns N’ Roses), vendendo mais de 17 milhões de cópias.

Durante o verão e o outono de 1976, o Boston atraiu muita publicidade devido ao recorde de vendas sem precedentes, seu som único e as habilidades vocais do cantor Brad Delp. No entanto, houve "um esforço consciente para diminuir a importância de Scholz como o mentor por trás do Boston." Após abrir shows do Black Sabbath, Blue Öyster Cult, Foghat e outros, a banda embarcou em uma turnê no inverno e primavera de 1977 para divulgar o álbum. Isso ajudou o Boston a se firmar como uma das bandas top do rock, dentro de um curto período de tempo, sendo nomeado para um Grammy como revelação, além de ser a primeira banda da história a fazer sua estréia no Madison Square Garden. 

O álbum gerou três singles, "More Than a Feeling", "Long Time" e "Peace of Mind" e alcançou a posição # 3 na Billboard 200, permanecendo nas paradas por 132 semanas.
Apesar de ter problemas com o gerente Paul Ahern, sendo pego no meio de uma luta entre Ahern e seu sócio Charles McKenzie, e fazer a maior parte do trabalho de gravação sozinho, Scholz completou o segundo álbum do Boston dois anos depois do álbum de estréia. O segundo álbum, “Don't Look Back”, foi lançado oficialmente pela Epic em agosto de 1978. 


Na época isso foi considerado um longo intervalo entre álbuns, mas Scholz ainda considerou “Don't Look Back” um trabalho urgente e estava insatisfeito com o segundo lado do álbum em particular. Apesar de tudo, vendeu mais de 7 milhões de discos.
Seguiu-se outra turnê, e a faixa-título do álbum se tornou um hit Top 5. Além disso, outros dois singles, "A Man I'll Never Be" e "Feelin’ Satisfied", foi Top 40 e Top 50, respectivamente. Apesar do sucesso, o relacionamento entre Scholz e Ahern havia se deteriorado completamente. Atrasado por renovações técnicas de seu estúdio, Scholz finalmente começou o processo de trabalho do terceiro álbum de Boston, determinado a completar o álbum em seu próprio ritmo e por seu padrão de exigência.




No final de 1979, Scholz começou a escrever novo material, mas o ex-Boston, co-gerente, Paul Ahern, afirmou que, por um acordo assinado por Scholz ano anterior com ele, Ahern teria uma porcentagem de todas as músicas que Scholz escrevesse a partir daquele ponto. Atrasado pela disputa, Scholz sugeriu, entretanto, que os demais membros deveriam trabalhar em projetos individuais. Goudreau decidiu então gravar um álbum solo que contou com Delp e Hashian, e que foi gravado com a ajuda de um engenheiro e produtor familiarizado com as técnicas de estúdio de Scholz. O álbum, lançado em 1980, foi intitulado “Barry Goudreau”, e apresentou um single menor, "Dreams". Goudreau acabou deixando o Boston em 1981, formando a banda “Orion the Hunter”. Delp contribuiu com vocais e co-escreveu canções em seu álbum de estréia, mas voltou aos vocais do Boston para gravar o terceiro álbum.

Enquanto Scholz e Delp gravavam novo material para o terceiro álbum do Boston, a CBS entrou com uma ação de 60 milhões de dólares contra Scholz, alegando quebra de contrato por não entregar um novo álbum do Boston no tempo exigido.

Durante este mesmo período, Scholz fundou a sua bem sucedida empresa de alta tecnologia Scholz Research & Development (SR & D), que fazia amplificadores e outros equipamentos musicais eletrônicos. Seu produto mais famoso, o amplificador Rockman foi apresentado em 1982.

Problemas legais retardaram o avanço em direção à realização do próximo álbum, que levou seis anos para ser gravado e produzido. Juntaram-se a Scholz, no desenvolvimento do álbum, Delp e Jim Masdea. Em 1985, o guitarrista Gary Pihl deixou a banda de Sammy Hagar em turnê para trabalhar com Scholz como músico e executivo da SR&D. Como a peleja entre a CBS e Scholz saiu da corte, a CBS optou por reter os pagamentos de royalties para Scholz, na esperança de forçá-lo a resolver em termos desfavoráveis. A primeira rodada do processo acabou por ser decidido a favor de Scholz, que leva a banda para a MCA Records.
Apesar das adversidades, continuam os progressos no terceiro álbum. Uma fita de uma das canções, "Amanda", vazou do estúdio em 1984. A canção se tornou o primeiro single quando “Third Stage” foi finalmente lançado em 23 de setembro de 1986. 



“Third Stage” foi o mais forte lançamento do Boston. O álbum e primeiro single "Amanda", ambos foram para o # 1 na Billboard e os singles seguintes, "We’re Ready” e "Can'tcha Say” foram Top 10 e Top 30, respectivamente.

O grupo partiu em turnê para promover o álbum em 1987 e 1988. As músicas foram tocadas em seqüência na sua totalidade durante os shows. Para a turnê foram chamados Doug Huffman e David Sikes, que ficaram com a banda nos meados dos anos 1990.

O caso CBS levou sete anos para o seu curso, e em abril de 1990 Scholz ganhou. Um júri concedeu-lhe milhões em royalties não pagos e danos morais.

Na primavera de 1990, Scholz estava de volta ao estúdio trabalhando no quarto álbum de estúdio da banda. Mais tarde naquele ano, Delp disse a Scholz que queria se concentrar em outros projetos, e poderia não estar disponível por algum tempo. Com a partida de Delp, Scholz era agora o último membro remanescente original. Antes de sair, Delp co-escreveu a canção "Walk On", com Scholz e David Sikes, que viria a ser a faixa-título do novo álbum.

Delp posteriormente se juntou a nova banda de Barry Goudreau, a RTZ. Scholz, eventualmente, substituiu-o por Fran Cosmo, que tinha estado anteriormente na banda de Goudreau, Orion the Hunter.
Para o segundo álbum consecutivo, e pela segunda vez em uma década, o trabalho de Scholz foi atrasado pela renovação de seu estúdio. No final, oito anos se passaram ​​entre “Third Stage” e “Walk On”, que foi lançado em junho de 1994. “Walk On” foi certificado platina pela RIAA, mas só alcançou a posição # 7 no Billboard Top 200, falhando no Top 5, como todos os seus álbuns anteriores. Ele produziu um single, "I Need Your Love", que foi amplamente tocado em algumas rádios de rock. Delp reuniu-se com o Boston no final de 1994 e sua primeira aparição foi para dois shows beneficentes no House of Blues em 12 e 13 de dezembro 1994, em Cambridge.

O grupo, com Delp agora de volta à banda, excursiona no verão de 1995 com ambos, Cosmo e Delp combinando vocais. A essa altura, o baterista Huffman tinha sido substituído por Curly Smith, que tocava com o Jo Jo Gunne. Após a conclusão da turnê "Livin' For You" em 1995, Scholz anuncia que um álbum de greatest hits seria lançado. Inicialmente previsto para ser lançado em agosto de 1996, o álbum foi adiado para 1997, intitulado simplesmente “Boston: Greatest Hits”. O álbum contou com todos os singles da banda, exceto "We’re Ready", junto com três novas canções, "Higher Power", "Tell Me", e uma versão instrumental do "Star Spangled Banner". Smith e Sikes deixam a banda no final de 1997 e gravam um álbum juntos. 

Scholz volta ao estúdio em 1998 para começar a trabalhar em um quinto álbum, chamado eventualmente de "Corporate America". A faixa-título foi colocada por Tom Scholz no site MP3.com, sob o pseudônimo de "Downer's Revenge" no início de 2002, a fim de testar o apelo do álbum pelos mais jovens. A canção alcançou o # 2 nas paradas de rock progressivo no site por duas semanas.
Novembro de 2002 marcou o lançamento oficial de "Corporate America" na gravadora independente Artemis Records. Este álbum contou com a maior formação do Boston até então, incluindo Delp e Cosmo na guitarra e vocais principais, Scholz na guitarra e órgão, e Gary Pihl na guitarra, juntamente com os novos membros Anthony Cosmo na guitarra, Jeff Neal na bateria e Kimberley Dahme no baixo e vocal. Dahme, Delp e Cosmo contribuíram com os vocais para o álbum. O grupo embarcou em uma turnê nacional em apoio ao álbum em 2003 e 2004.
Em 09 de março de 2007, o vocalista Brad Delp comete suicídio em sua casa em Atkinson, New Hampshire. A polícia encontrou Delp morto em seu banheiro, além de vários bilhetes para quem quisesse encontrá-lo. No banheiro, duas grades de carvão vegetal foram encontradas, e as portas fechadas. A polícia classificou a morte como prematura e disse que nenhum indício de crime foi encontrado. Delp estava sozinho no momento da sua morte, de acordo com o relatório policial. Foi encontrado por sua namorada, que viu uma mangueira de secador ligada ao seu carro. De acordo com o médico legista de New Hampshire, a morte de Delp foi o resultado de suicídio por envenenamento por monóxido de carbono. O último concerto de Delp com o Boston foi realizado no Boston Symphony Hall, em 13 de novembro de 2006 em homenagem a Doug Flutie.
Um concerto em homenagem a Delp chamado “Come Together: A Tribute to Brad Delp” ocorreu em 19 de agosto de 2007 no Bank of America Pavillion, em Boston. O show incluiu, em ordem de aparição, Ernie and the Automatics, Beatlejuice, Farrenheit, Extreme, Godsmack, RTZ, Orion the Hunter, e finalmente a versão atual do Boston.
Todos os remanescentes do Boston foram convidados a atuar no concerto. Também foram convidados: Michael Sweet do Stryper, o ex-membro da banda Curly Smith, Kimberley Dahme e um fã do Boston da Carolina do Norte chamado Tommy DeCarlo, que foi escolhido para cantar com base em suas performances de covers do Boston em sua página no Myspace. Outro ex-vocalista do Boston, Fran Cosmo, não pode cantar por causa de um vaso sanguíneo rompido em sua garganta, mas que tocou guitarra. Jim Masdea, Fran Sheehan e mesmo Barry Goudreau juntaram-se a Scholz e o resto da banda no palco para a final, "Don't Look Back". Curly Smith e Kimberley Dahme dividiram os vocais.

O conflito entre os membros da banda transbordou na campanha presidencial de 2008. Barry Goudreau apareceu com Mike Huckabee e tocou com ele em alguns comícios em New Hampshire. Huckabee usou "More than an Feeling" como tema de campanha.

Scholz, um auto-intitulado “apoiador de Obama”, enviou uma carta aberta para Huckabee em fevereiro de 2008 afirmando que a banda nunca havia endossado qualquer candidato, e que ele nunca havia autorizado o uso de "More Than a Feeling", como tema de Huckabee. Scholz fez questão de dizer que ele, e não Goudreau ou Sheehan, na verdade, tocou todas as guitarras em "More Than a Feeling", bem como a maioria das canções do Boston. Huckabee parou de usar a música como tema.

Na primavera de 2008, Scholz e Sweet apresentam uma nova formação do Boston, que posteriormente fez uma turnê no verão americano, tocando 53 datas em 12 semanas (em uma dobradinha com o Styx). Scholz era o único membro fundador do Boston a tocar na excursão, embora o antigo membro Gary Pihl também fizesse parte da banda. Além de Scholz, Sweet e Pihl, a nova formação também contou com Tommy DeCarlo, Kimberley Dahme e Jeff Neal. 


Em janeiro de 2009, Greatest Hits foi re-lançado como um disco remasterizado.
Uma atualização foi publicada no site oficial do Boston revelando o progresso de um novo álbum de estúdio, que estaria "progredindo em um ritmo dolorosamente lento.”. 

O gênero do Boston é considerado pela maioria como hard rock, enquanto combina elementos de rock progressivo em sua música. O ex-vocalista Brad Delp, fortemente influenciado pelos Beatles era conhecido por seus timbres vocais, mostrado em sucessos como "More Than a Feeling". Foi quem ajudou a criar a “assinatura” vocal e sonora do Boston.


A mistura de estilos musicais do guitarrista e principal compositor Tom Scholz, que vão do clássico ao pop inglês dos anos 60, resultou em um som único, consistentemente realizado nos dois primeiros álbuns (Boston "e" Don't Look Back). Esse som é caracterizado por múltiplas derivações e as harmonias de guitarra misturadas (geralmente harmonizadas em terças), muitas vezes alternando e, em seguida, misturando guitarras elétricas e violões acústicos. Scholz e Brian May são bem considerados pelo desenvolvimento de harmonias complexas de guitarra com várias pistas. Outro fator que contribui é o uso de equipamentos de alta tecnologia feitos pelo próprio Scholz, como o Rockman, usado por artistas como o guitarrista do Journey Neal Schon, a banda ZZ Top, e Ted Nugent. O álbum do Def Leppard, Hysteria, foi criado usando apenas a tecnologia Rockman. O estilo de produção combina riffs de guitarra relativamente curtos, profundos, agressivos e quase etéreos, geralmente com harmonias vocais mais longas. Uma abordagem mais pesada veio nos próximos dois álbuns (Third Stage e Walk On). A faixa original, "Higher Power", no álbum Greatest Hits exibe uma proximidade ao Germanic (Neue Deutsche Härte, em alemão, literalmente: nova dureza alemã.  É um gênero musical derivado do metal industrial, que mistura estilos de hard rock e heavy metal. O uso de efeitos de teclados eletrônicos é uma das características do gênero, que surgiu na Alemanha em meados dos anos 1990) uma influência quase tecno, com sua sonoridade de  seqüenciador e teclado, um som mais plenamente apresentado na faixa-título de “Corporate America”.


Discografia:
1976 – Boston
1978 – Don’t Look Back
1986 – Third Stage
1994 – Walk On
1997 – Boston: Greatest Hits
2002 – Corporate America

Nenhum comentário:

Postar um comentário