sexta-feira, 8 de maio de 2009

Rush

O Rush é uma banda canadense formada originalmente em Agosto de 1968, na cidade de Toronto, composta por Geddy Lee, baixista, tecladista e vocalista, Alex Lifeson, e o baterista e letrista Neil Peart, considerado o melhor baterista de todos os tempos, hour councur em qualquer lista dos melhores do mundo. O grupo passou por diferentes formações entre 1968 e 1974, alcançando a formação definitiva quando Neil Peart substituiu o baterista original John Rutsey, em Julho de 1974, duas semanas antes da primeira turnê americana.
Desde o lançamento do álbum de estreia em março de 1974, o Rush tornou-se conhecido pelas habilidades instrumentais de seus membros, composições complexas, e letras que abordam pesadamente a ficção cinetífica, fantasia e libertarianismo, dirigindo-se a assuntos humanitários, sociais, emocionais, e ambientais.
Musicalmente, o estilo evoluiu ao longo dos anos, começando no blues inspirado no heavy metal em seus primeiros álbuns e, em seguida, englobando hard rock e o rock progressivo, um período dominado pelos sintetizadores e mais recentemente, o rock mais moderno, influenciando várias bandas, incluindo Metallica, Smashing Pumpkins e Primus, bem como as bandas de metal progressivo, como Dream Theater e Symphony X.
Ganhadora do Juno Awards em 1994, foi introduzida ao Canadian Music Hall of Fame. Ao longo de sua carreira, os membros foram reconhecidos como sendo alguns dos mais eficientes em seus respectivos instrumentos, com cada membro ganhando vários prémios em revistas. Como um grupo, Rush possui vinte e quatro certificações de ouro e catorze de platina (3 multi-platina) registrados. Segundo a RIAA, Associação Americana da Indústrias Gravadoras, o Rush é o quarto colocado nas estatísticas de vendas de álbuns consecutivos de ouro ou platina por uma banda de rock, atrás do Beatles, Rolling Stones e Aerosmith. O grupo também se classifica na 78° de números de vendas nos EUA., com 25 milhões de unidades. Embora o número total de vendas não seja calculado por uma única entidade, a partir de 2004 várias fontes da indústria mundial estimaram as vendas em mais de 40 milhões de unidades.
A banda apresentou-se pela primeira vez no Brasil em 2002, em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde foi gravado o CD/DVD Rush in Rio.
Como sou fã incondicional da banda desde 1975, vou colocar a discografia completa ao longo das postagens futuras.

Rush foi o primeiro álbum da banda , lançado em março de 1974 e o único com o baterista John Rutsey. Pode-se notar grandes influências de hard rock e blues (Led Zeppelin e The Who).
Faixas: "Finding My Way","Need Some Love", "Take a Friend", "Here Again", "What You're Doing", "In the Mood", "Before and After", "Working Man" - todas compostas por Lee e Lifeson. É um disco simples, direto, limpo e eficiente, sem grandes firulas. Os destaques são o peso em algumas faixas e a técnica de Lee e Lifeson, prenúncio da evolução musical da banda.
Na contra-capa do disco há uma recomendação: Para melhores resultados, ouvir no volume máximo.

Foi o que fiz!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário