terça-feira, 11 de setembro de 2012

Rock - Leaf Hound


O Leaf Hound é uma banda inglesa de hard rock dos anos 1960 e 1970. O grupo tem sido citado como uma grande influência do movimento stoner rock.


Foi formada em 1969 sob o nome original de Black Cat Bones. As primeiras encarnações dos Black Cat Bones foram caracterizadas pelo guitarrista Paul Kossoff e o baterista Simon Kirke, que saíram para formar o Free. O Black Cat Bones lançou um álbum intitulado Barbed Wire Sandwich. Eles substituíram seu vocalista logo após lançar o álbum, acrescentando Peter French para o line-up. O guitarrista Rod Price partiu logo depois para se juntar ao Foghat e French acrescentou seu primo Mick Halls na guitarra.  Logo depois, o Black Cat Bones mudou seu nome para Leaf Hound. Neste ponto, a banda consistia em French nos vocais, Halls na guitarra, os irmãos Brooks, Derek e Stuart, na guitarra e baixo respectivamente, e Keith George-Young na bateria.

Growers of Mushroom foi gravado no estúdio Spot em Mayfair, Londres no final de 1970. Pouco tempo depois os irmãos Brooks partiram e Ron Thomas assumiu o baixo. A banda excursionou pela Europa como um quarteto e lançou o single "Drowned My Life in Fear" e o álbum Leaf Hound na Alemanha.

O álbum Growers of Mushroom foi lançado pouco tempo depois (com todas as faixas do álbum autointitulado), mas por esta altura, French já havia partido para se juntar ao Atomic Rooster para o seu álbum In Hearing Of. French também mais tarde juntou-se ao Cactus, banda americana de hard rock. Growers of Mushroom tornou-se um item de colecionador e alguns anos depois, foi eleito o número um dos álbuns de rock mais colecionáveis ​​pela revista Q.

Foi lançado em CD na Alemanha com uma faixa bônus, "It’s Gonna Get Better" (b-side no single "Drowned My Life in Fear"). Foi relançado em 1994 com duas faixas bônus, "It’s Gonna Get Better" e "Hipshaker". A versão em vinil foi relançada em 2003, com uma faixa bônus, "It’s Gonna Get Better". Foi relançado em CD pela terceira vez em 2005 apresentando as mesmas duas faixas bônus, mais uma terceira faixa bônus, "Too Many Rock 'n' Roll Times".

Em 2004, Peter French montou uma nova encarnação da banda. Em 2006 eles lançaram um 7” em série limitada apresentando uma versão ao vivo de "Freelance Fiend”, gravado em Soho, Londres, em setembro de 2005. O lado B também é tirado da mesma gravação.


Um novo álbum, Unleashed, foi lançado em 12 de novembro de 2007. Todas as oito novas composições são de Peter French e Luke Rayner e também uma regravação de "Breakthrough", do Atomic Rooster. O álbum foi recebido com aclamação pela crítica da revista musical Kerrang! chamando-o: “Um disco de rock tão bom que você poderia esperar para ouvir." A revista Classic Rock observou: "Um disco de hard rock despretensioso, contando com canções fortes e performances poderosas." French e Rayner também foram elogiados por suas habilidades de produção, "preservando o som do classic rock".

Stuart Brooks agora vive em Los Angeles, CA área. Ele era um membro do Wishing Well, um power trio liderado por Greg Leon guitarrista / vocalista, que lançou seu primeiro álbum homônimo em 1997 no Japão.
As bandas Wolfmother e Tame Impala listam o grupo como uma grande influência.


Discografia
• 1971 - Leaf Hound
• 1971 - "Drowned My Life in Fear" / " It's Gonna Get Better " 7”
• 1971 - Growers of Mushroom
• 2006 - "Freelance Fiend " / "Too Many Rock 'n' Roll Times" ao vivo 7 "
• 2007 - Unleashed (CD)