sábado, 18 de junho de 2011

Rock - Traffic


O Traffic é uma banda inglesa de rock, cujos membros vieram da região de West Midlands.  O grupo foi formado em Abril de 1967 por Steve Winwood, Jim Capaldi, Chris Wood e Dave Mason. Eles começaram como um grupo de rock psicodélico, cujos primeiros singles foram influenciados pelos Beatles, e diversificaram seu som através da utilização de instrumentos como teclados, como o Mellotron, instrumentos de sopro, e pela incorporação de técnicas de improvisação do jazz. Os três primeiros singles foram "Paper Sun"," Hole in My Shoe "e" Here We Go Round the Mulberry Bush ".
Depois de se separar em 1969, período durante o qual Winwood se juntou ao Blind Faith, o Traffic se reuniu em 1970, para lançar o álbum “John Barleycorn Must Die”, muito aclamado pela crítica. A formação da banda variou a partir deste ponto, até que se separou novamente em 1975, apesar de uma reunião parcial, com Winwood e Capaldi,  em 1994.
O vocalista, tecladista e ocasional guitarrista Steve Winwood, já fazia sucesso como músico, antes de se juntar ao Traffic, tornando-se o líder da Spencer Davis Group, com 15 anos em 1963. O Spencer Davis Group lançou quatro singles Top Ten e três álbuns no Top Ten do Reino Unido, bem como dois singles no Top Ten dos EUA.
Winwood conheceu o baterista Jim Capaldi, o guitarrista Dave Mason, e o multi-instrumentista Chris Wood, quando tocavam juntos no The Elbow Room, um clube em Aston, Birmingham. Após Winwood deixar o Spencer Davis Group, em Abril de 1967, o quarteto formou o Traffic. Logo depois, eles alugaram uma casa de campo, perto da vila rural Aston Tirrold, Berkshire, para escrever e ensaiar músicas novas. O uso desta propriedade viria a ser muito importante no desenvolvimento da banda.
O Traffic assina contrato com a gravadora Island Records de Chris Blackwell (onde Muff, irmão mais velho de Winwood, também um membro do Spencer Davis Group, mais tarde se tornaria produtor musical e executivo), e seu primeiro single "Paper Sun" se tornou um sucesso britânico, em meados de 1967. O segundo single, "Hole in My Shoe" o clássico psico-pop de Mason, foi um sucesso ainda maior, e se tornou uma de suas músicas mais conhecidas, mas também preparou o terreno para aumentar o atrito entre Winwood e Mason, os principais compositores do grupo. O terceiro single da banda, "Here We Go Round the Mulberry Bush", foi feito para a trilha sonora do filme britânico de 1967 de mesmo nome. O álbum de estréia foi “Mr. Fantasy”, produzido por Jimmy Miller, e como os singles, foi um sucesso no Reino Unido, mas não tão grande nos EUA ou em outro lugar, embora tenha chegado ao 88º lugar e permanecido nas paradas por 22 semanas nos EUA.
Mason deixa o grupo após o lançamento de “Mr. Fantasy”, mas volta para o segundo álbum, "Traffic", lançado em 1968, que incluiu a versão original de "Feelin 'Alright", de Mason, mais tarde gravada com grande sucesso por Joe Cocker e Three Dog Night. A banda começou a excursionar pelos EUA no final de 1968, o que levou ao lançamento do próximo álbum do Traffic, no ano seguinte, “Last Exit”, um lado do disco do que foi gravado ao vivo. Durante 1968 Winwood e Wood, muitas vezes tocaram com Jimi Hendrix, ao vivo durante a turnê e também em estúdio, e ambos aparecem no clássico álbum duplo de Hendrix de 1968, “Electric Ladyland”, assim como Dave Mason.
Winwood, Wood e Capaldi brigam com Mason, que eventualmente deixa o grupo. Os três membros remanescentes queriam levar o grupo em uma direção diferente, optando por um estilo folk/blues ao invés de seu anterior som rock psicodélico/eclético, mas eles se separam novamente antes de fazer outras gravações ou turnês.
Winwood, então, forma o supergrupo Blind Faith com Eric Clapton e Ginger Baker do Cream, e o baixista Ric Grech do Family, mas durou menos de um ano, gravando um álbum e fazendo uma turnê pelos EUA. Os outros membros do Traffic iniciam um projeto que teve vida curta, com Mick Weaver, o “Mason, Capaldi, Wood and Frog”, que fez alguns shows ao vivo e gravou algumas sessões na BBC, mas acabou antes de lançar qualquer gravação formal.
 Após a dissolução do Blind Faith, em 1969, Winwood começa a trabalhar em um disco solo, trazendo Wood e Capaldi para ajudar, e o projeto finalmente se transforma em um novo álbum do Traffic (sem Mason), “John Barleycorn Must Die”, seu álbum de maior sucesso. O Traffic  aumenta seu line-up no final de 1970, acrescentando Ric Grech no baixo. O grupo aumenta mais ainda em 1971, acrescentando o baterista Jim Gordon, do Derek and the Dominos e o percussionista Rebop Kwaku Baah. O álbum ao vivo “Welcome to the Canteen” foi lançado em setembro e marcou a ruptura da banda com a United Artists Records. O disco não trazia o nome "Traffic" na capa, mas foi creditado aos membros individuais da banda, incluindo Mason, que voltou para seu terceiro e último período com a banda. Mason tocou duas canções de seu recente álbum solo, “Alone Together”, e o álbum termina com uma versão da música "Gimme Some Loving", do Spencer Davis Group.
Após a saída de Mason, o Traffic lança “The Low Spark of High Heeled Boys” (1971), que foi Top 10 nos EUA, mas não no Reino Unido. O disco também é notável por sua capa impressionante. Vendeu mais de meio milhão de cópias em 1972 (disco de ouro), e foi premiado com disco de platina em março de 1976 para um total de mais de um milhão de vendas. Mais uma vez, no entanto, problemas pessoais assolam a banda com Capaldi saindo em carreira solo, e Grech e Gordon deixando a banda. Grech e Gordon foram substituídos pelo baterista Roger Hawkins e o baixista David Hood, da banda do famoso Muscle Shoals Sound Studio.
A nova formação (Winwood, Capaldi, Wood, Kwaku Baah, Hawkins, Hood) fez turnê pelos EUA no início de 1972 para promover o disco, e seu concerto no Santa Monica Civic Auditorium em 21 de Fevereiro foi gravado em áudio multitrack e capturado em vídeo com múltiplas câmeras. A performance de 64 minutos, que apresenta uma seleção de clássicos do Traffic em som estéreo, era para ser apenas a seqüência estendida do filme ao vivo do grupo. Não foi transmitido pela televisão na época, mas foi mais tarde lançado em VHS e recentemente relançado em DVD.
Após a recuperação de Winwood de um longo caso de peritonite, o 6º álbum de estúdio do Traffic, “Shoot Out at the Fantasy Factory”, lançado em 1973, foi outro hit. “When the Eagles Flies”, de 1974, incluiu o baixista Rosko Gee. Depois disso, o Traffic se desfez. Após a dissolução foram lançadas duas coletâneas pela United Artists (“Heavy Traffic” e “More Heavy Traffic”).

Rosko Gee e Rebop Kwaku Baah se juntaram à banda alemã Can nos álbuns “Saw Delight” (1977), “Out of Reach” (1978) e “Can” (1979).
Capaldi e Winwood reuniram-se como Traffic em 1994 para uma turnê one-off, depois que um fã deixou uma mensagem no correio de voz no hotel de  Bob Weir (do Grateful Dead) em Chicago durante a turnê “Scaring the Children” de 1992, e sugeriu que seria legal se o Traffic excursionasse com o Dead (então Grateful). O Traffic abriu os shows para o Grateful Dead durante a turnê de verão, e eles gravaram e lançaram um CD com novo material “Far from Home”, mas sem Chris Wood, que morreu em 1983 devido a problemas com bebida. Na falta deste, flauta e sax ficaram a cargo de Randall Bramblett, que havia trabalhado com Steve Winwood. O baixista da turnê foi Rosko Gee. Michael McEvoy se juntou ao grupo tocando teclado, guitarra e viola, e Walfredo Reyes Jr. bateria e percussão.
Tentativas e planos para uma possível volta do Traffic foram interrompidos pela morte de Jim Capaldi, aos 60 anos em janeiro de 2005, encerrando a parceria de canções com Winwood, que sempre abasteceu o Traffic desde o seu início.
Em 21 de Janeiro de 2007, houve uma celebração para Capaldi, chamada “Dear Mr. Fantasy”, no The Roundhouse, em Camden Town, Londres. Entre os convidados estavam Steve Winwood, Paul Weller, Pete Townshend, e muitos outros. Dear Mr. Fantasy destacou a música de Jim Capaldi e Traffic, e todos os lucros foram para a Jubilee Action Street Children Appeal.
Atualmente, Winwood toca algumas músicas do Traffic, como "Dear Mr. Fantasy" e "Pearly Queen", em concertos solo e com outros músicos, como Eric Clapton e Santana.

 

 Discografia

·        Mr. Fantasy – 1967 
·        Traffic – 1968 
·        Last Exit  – 1969
·        John Barleycorn Must Die – 1970
·        The Low Spark of High Heeled Boys – 1971
·        Welcome to the Canteen – 1971
·        Shoot Out at the Fantasy Factory – 1973
·        On the Road (live on tour in Germany) – 1973
·        When the Eagle Flies – 1974
·        Far from Home – 1994
·        Last Great Traffic Jam – 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário