domingo, 30 de maio de 2010

Rock - King Harvest



O King Harvest foi uma banda de rock norte-americana dos anos 70. Formado por um grupo de quatro expatriados americanos em Paris em 1970, o Harvest ficou mais conhecido por seu single, "Dancing In The Moonlight", a partir de 1973. Embora a banda tivesse uma formação constantemente flutuante,  sempre incluiu seus quatro principais co-fundadores: Dave "Doc" Robinson (vocal / baixo / teclados), Ron Altbach (teclados), Ed Tuleja (guitarra) e Rod Novak (saxofone), que estudaram no Cornell University. Ao mesmo tempo, a banda composta por três tecladistas, com Sherman Kelly (que escreveu "Dancing in the Moonlight") se juntou Altbach e Robinson. Sherman irmão de Kelly, o baterista Kelly Wells, que mais tarde viria a formar a banda Orleans também esteve por um breve período no grupo, tanto em Paris e os EUA. Foi Wells que apresentou ao grupo "Dancing in the Moonlight", mas ele saiu de Paris antes da canção ser gravada. Steve Cutler, um baterista de jazz de Nova York, juntou-se para os últimos seis meses em Paris, gravando "Dancing in the Moonlight" e tocar em clubes e concertos em Paris e Londres. O músico francês Didier Alexandre também se juntou à banda no início dos anos 1970. Uma gravação de 45 rpm de "Dancing in the Moonlight" foi lançado em Paris, com "Lady, Come Home To Me" no lado-B. O single não emplaca e o grupo se dissolve para ser re-formada no EUA para o relançamento de "Dancing in the Moonlight" pelo selo Perception.
O baterista australiano David Montgomery, da banda Python Lee Jackson, juntou-se à banda após o álbum de estréia e excursionou com eles durante a primavera de 1973ª formação da banda em várias ocasiões incluiu outros alunos da Python Lee Jackson, como Tony Cahill (baixo) e Bobby Figueroa (bateria).
Em 1972, os quatro membros originais firmados contrato com o rótulo da Perception. Seu primeiro single, adquirido pela Perception da empresa francesa Musicisc, “Dancing in the Moonlight", uma canção pop de Sherman Kelly, que ele e Robinson já haviam tocado com sua banda anterior, Boffalongo. Alcançou o número 13 nos EUA no início de 1973, mas singles futuros do Harvest foram incapazes de igualar o seu sucesso.
O line-up original gravou um álbum após o hit, que não conseguiu entrar no Top 100. Eles fizeram outros singles, incluindo um cover da música "Hickory", do The Four Seasons, mas em meados da década de 1970 a banda se desfez. Uma nova versão, que incluía os quatro membros originais foi formada em 1974. Com o apoio dos Beach Boys Carl Wilson e Mike Love, que assinou contrato com a A&M Records e fez outro álbum, mas não conseguem emplacar outro hit, e posteriormente se desfez.
Novak, Altbach, Tuleja e Figueroa excursionaram com os Beach Boys. Tuleja tocou em 1977 no disco solo de Dennis Wilson “Pacific Ocean Blue”, enquanto Altbach e Robinson tocaram com Love em sua banda Celebration.
O King Harvest lançou o seu álbum The Lost Tapes em setembro de 2007, que foi apresentado no My Music DVD, de TJ Lubinsky, intitulado The 70's Experience Live produzido para a PBS-TV.
Em 2008, "Dancing in the Moonlight" foi licenciada para um comercial de TV da Walmart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário