domingo, 3 de outubro de 2010

Rock - Guess Who

 Guess Who é uma banda de rock canadense de Winnipeg, Manitoba. Grandes estrelas em sua terra natal, também fizeram o sucesso internacional do final dos anos 1960 até meados dos anos 1970 com vários singles, incluindo "American Woman", "These Eyes" e "Share the Land". Membros do Guess Who, Burton Cummings e Randy Bachman (do Bachman Turner Overdrive), também fizeram sucesso considerável fora da banda. 
A banda foi introduzida no Canadian Music Hall of Fame em 1987.
 
O Guess Who começou como uma banda local de Winnipeg formado pelo vocalista e guitarrista Chad Allan em 1960 e inicialmente chamada de “Al and the Silvertones”, mudando para Chad Allan & The Reflections em 1962, composta por Chad Allan (vocal / guitarra), Bob Ashley (teclados), Randy Bachman (guitarra), Jim Kale (baixo), e Garry Peterson (bateria), todos os integrantes de Winnipeg.
A estréia do single da banda ("Tribute To Buddy Holly") foi lançada em 1962. Chad Allan and the Reflections depois assinou com a Quality Records e lançou diversos singles em 1963-1964.
Em 1965, o grupo foi forçado a mudar seu nome para Chad Allan & Expressions, depois que um grupo americano chamado The Reflections emplacou um hit com "Just Like Romeo & Juliet".
Foi neste momento que a banda teve seu primeiro hit, uma versão 1965 do Johnny Kidd & The Pirates "Shakin 'All Over". Esta faixa chegou a # 1 no Canadá, # 22 nos EUA e # 27 na Austrália. No entanto, numa tentativa de criar uma mística em torno da gravação, a Quality Records creditou-a unicamente a "Guess Who?”. Era de se esperar que alguns ouvintes pudessem assumir que a identidade do “
Guess Who?” foi deliberadamente mascarada por vários artistas famosos que trabalham sob um pseudônimo - tendo em conta a natureza "beat group" da gravação, talvez até mesmo os membros dos Beatles e/ou outras bandas da invasão britânica. Escondendo a identidade da banda dessa forma, a Quality Records pode ter sido influenciada por um estratagema semelhante feita no ano anterior, "The Group Who You Know", um grupo americano cujo single "Roses Are Red My Love" de 1964 tinha culminado em # 43 nos EUA, e em # 21 no Canadá.
É discutível se alguém realmente foi enganado pelo ardil do "Guess Who?", ou se a gravação teria sido um acerto de crédito, independentemente do artista. Mas o resultado foi que, mesmo após Quality Records revelar que a banda foi "realmente" Chad Allan & The Expressions, DJs ainda anunciavam o grupo como Guess Who?, forçando a banda a mudar o nome. Assim, apesar dos singles terem sido emitidos como sendo do "Guess Who?" em seus dois primeiros álbuns, foram creditados a ambos, "Guess Who?" e “Allan Chad and The Expressions".

I
mediatamente depois de "Shakin 'All Over" reuniu-se com grande sucesso no Canadá, mas muito pouco sucesso em outros lugares. Depois que Bob Ashley deixou o grupo no final de 1965, Burton Cummings se juntou à banda como tecladista e dividindo os vocais com Chad Allan, no início de janeiro de 1966. Este line-up durou apenas alguns meses antes de Chad Allan sair, fazendo Cummings o novo vocalista em tempo integral. Nesse ponto, o nome da banda torna-se "The Guess Who?" (O ponto de interrogação caiu em 1968), e com a saída de Chad Allan, o subtítulo "Chad Allan & The Expressions” foi abandonado de uma vez por todas. Sentindo que tinham todos os lugares em Winnipeg, a banda mudou-se para Regina, Saskatchewan, em 1966. Lá, eles cruzaram com um jovem Joni Mitchell, que tocou em muitos dos mesmos locais que eles.
O grupo continuou a lançar singles no top 40 no Canadá, e ainda tinha uma única ("His Girl") a raspara as partes baixas das paradas em 1967. No entanto, uma viagem ao Reino Unido para promover o single tornou-se um desastre financeiro, com o único hit saindo das paradas depois de apenas uma semana. Eles voltaram para o Canadá em questão de semanas, com milhares de dólares em dívida. 

A fortuna da banda foi salva quando, mais tarde, em 1967, eles desembarcaram de um show como a banda da casa no programa de televisão CBC Let's Go, um show de música voltada para adolescentes. O show foi ao ar 39 semanas por ano, e permitiu ao Guess Who não apenas saldar suas dívidas, mas também lhes deu mais exposição no Canadá. Embora a banda foi inicialmente contratada apenas para tocar hits no show (em arranjos tão perto quanto possível dos discos de sucesso real), depois de um tempo o produtor do show encorajou o grupo a escrever e executar seu próprio material. O Guess Who ficou com Let's Go por dois anos, e uma compilação de algumas das suas performances Let's Go foi lançado em CD em 2004. 
Entre aqueles que notaram o Guess Who durante a sua execução em Let's Go foi o produtor/executivo de vendas Jack Richardson. Ele contatou a banda para participar num projeto de publicidade para a Coca-Cola, o que acabou por ser a gravação de um split LP com a banda The Staccatos (logo mudando o nome para The Five Man Electrical Band). O álbum resultante foi chamado The Wild Pair, com Guess Who de um lado, e The Staccatos no outro. O álbum estava disponível apenas para compra através do correio, pelo preço de 10 cap liners (a "rolhinha") da garrafa de Coca Cola e 1 dólar para cobrir as despesas de envio. O guitarrista Randy Bachman, declarou em entrevista que acreditava que The Wild Pair vendeu cópias no Canadá, o suficiente para se qualificar como disco de ouro, no entanto, porque o álbum não foi vendido através de canais de distribuição normais, não existem números de vendas que o comprove.
Conforme a programação do grupo mudou, mudou também seu som. Cummings e o guitarrista Randy Bachman eram agora os principais compositores da banda, e eles afastaram-se da inspiração rock de Merseybeat para um som que misturava blues rock, e jazz.
Richardson, que produziu o material em The Wild Pair, acreditava que o Guess Who estava à beira de um sucesso internacional. Assim, ele hipotecou sua casa para financiar o próximo lote de gravações do grupo, que se tornaria o álbum Wheatfield Soul, e incluem a canção "These Eyes". Esta canção, lançada em janeiro de 1969, se tornou o primeiro do grupo Top 10 EUA, sucesso para seu novo selo RCA Records. Ele vendeu mais de um milhão de cópias e foi premiado com um disco de ouro pelo RIAA 3 e Richardson permaneceria como produtor do grupo até sua dissolução em 1975.

No início dos anos 1970, o Guess Who havia mudado o som para um hard-rock mais nervoso com o álbum "American Woman, cuja faixa título ," American Woman "(juntamente com o seu lado B "No Sugar Tonight”) foi o hit nº 1 nos EUA. Foi a primeira banda canadense a ter um hit No. 1 nas paradas americanas.
Na primavera de 1970, Randy Bachman foi afastado por problemas de vesícula. O grupo seguiu em turnê com um guitarrista norte-americano, Bobby Sabellico. Mas as diferenças entre Bachman e Cummings (principalmente devido à conversão de Bachman para o mormonismo), levou Bachman a deixar o grupo depois de tocar num último show no Fillmore East em Nova York em 16 de maio de 1970. Randy voltou a Winnipeg e mais tarde formou o Brave Belt, que evoluiu para o supergrupo Bachman-Turner Overdrive. Bachman foi substituído por dois guitarristas de  Winnipeg, Kurt Winter, da banda Brother, e Greg Leskiw. Winter se tornou o compositor principal colaborando com Cummings e o Guess Who continuou com mais singles de sucesso como "Hand Me Down World", "Share the Land", “Hang On to Your Life" e "Albert Flasher".
Em 1972, eles gravaram seu aclamado álbum "Live at the Paramount", que foi gravado em Seattle. Esta gravação foi precedida de uma excursão no exterior em novembro e dezembro de 1972 no Japão, Nova Zelândia e Austrália.

Leskiw deixou a banda antes do show Paramount em 1972, sendo substituído por Don McDougall, e o baixista Jim Kale sai, já que seu estilo de vida não suportava as turnês. Ex-colega de Winter, Bill Wallace chegou a assumir funções de baixo. Cummings, Wallace e Winter escreveram o último grande sucesso do Guess Who, "Clap For The Wolfman", que alcançou o 4º lugar no Canadá e 6º nos EUA, e foi uma homenagem ao DJ Wolfman Jack, que emprestou sua voz para a gravação antes de McDougall e Winter, em junho de 1974. Domenic Troiano se tornou o novo guitarrista da banda e principal colaborador de Cummings nas composições.
O Guess Who se separa em outubro de 1975. Cummings, em seguida, passou a forjar uma carreira-solo bem-sucedida.
 
Em novembro de 1977 a CBC sondou a banda sobre fazer uma reunião. Bachman e Cummings não estavam interessados, uma vez que estavam ocupados com suas carreiras solo. Kale, Peterson, Winter & McDougall não responderam. Kale estava em turnê em Kenora, Ontário, e contatou Cummings & Bachman sobre como usar o Guess Who nome. Ambos deram-lhe a sua bênção. Logo depois, Kale descobriu que o nome "The Guess Who" nunca tinha sido registrado. Ele prontamente correu a Winnipeg para registrá-lo, e mantém o controle do nome da banda até hoje.
Kale decidiu continuar com o Guess Who, inicialmente unidos por Winter, McDougall e Vance Masters (Masters foi baterista do grupo Brother com Winter e Wallace). Um álbum chamado "Guess Who's Back foi lançado no Canadá, com um mínimo de atenção. Outro álbum de estúdio, All This For A Song, seguiu-se em 1979.
Em 1983, Bachman, Cummings, Jim Kale e Garry Peterson (de "American Woman" line-up) reunidos como Guess Who para tocar numa série de shows no Canadá e gravar o álbum Together Again e vídeo ao vivo.
Após esta reunião, Bachman e Cummings retomaram a seus trabalhos solo, e Kale mais uma vez voltou às turnês musicais com vários músicos sob o banner do Guess Who. Um novo álbum de estúdio, Liberty (também emitido como Lonely One) com o vocalista Terry Hatty foi lançado em 1995, mas praticamente nenhuma atenção foi dada a ele na imprensa e as poucas opiniões foram quase todas esmagadoramente negativas
Em maio de 1997, com a sua cidade natal, Winnipeg enfrentando uma enchente potencialmente desastrosa que já tinha tomado as cidades ao sul da fronteira, Bachman e Cummings se reuniram em Winnipeg, pela primeira vez em 10 anos para angariar fundos para o alívio dos desastres, organizado por Tom Jackson.  
Em 08 agosto de 1999, Cummings, Bachman, Peterson e Kale reuniram-se mais uma vez, depois de responder a um pedido pessoal do Premier de Manitoba, para aparecer na cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-americanos no Winnipeg Stadium. Isto os levou a uma cruzar o Canadá e EUA em turnê , que começa em 2000, apesar de problemas de saúde que impediu a participação de Kale. No entanto, ele recebeu uma parte dos ganhos da banda, e substituição de Bill Wallace foi paga de ações de outros membros. Um álbum ao vivo e lançamento do DVD saiu dessa turnê. A turnê e a gravação ao vivo foram recebidas calorosamente pelos fãs e críticos.
 Em 2003, a banda (incluindo Bachman e Cummings) realizou um concerto bem recebido por um público estimado em 450 mil pessoas Molson Canadian Rocks, beneficente para as vítimas da SARS de Toronto. O show foi o maior evento ao ar livre da história canadense.
Apesar de ainda realizar individualmente e também com suas próprias bandas, Bachman e Cummings, apoiados pela banda Carpet Frogs, tem feito turnês em conjunto desde 2005. Tendo falhado a ganhar o direito de usar o nome Guess Who, adotaram o apelido de Bachman-Cummings. Bachman declarou em uma entrevista na CBC 07 de fevereiro de 2005 que era improvável que ele e Cummings jamais se apresentariam novamente como The Guess Who. Bachman-Cummings lançou dois álbuns sob o nome canadense Bachman-Cummings intitulado "Jukebox", e o "Bachman-Cummings Songbook", e estão atualmente fazendo turnês com Bon Jovi.
 Em 2004, Kale e Peterson, que agora detêm conjuntamente a franquia "Guess Who". A banda atualmente viaja bastante, principalmente pelos EUA.

Discografia

Álbuns de Estudio

Creditados a "Guess Who?"/Chad Allan and the Expressions

  • 1965 - Shakin' All Over
  • 1965 - Hey Ho (What You Do To Me)

Como Guess Who?

  • 1966 - It's Time
  • 1968 - A Wild Pair (Split album) Guess Who? e "The Staccatos"

Como The Guess Who

  • 1968 - Wheatfield Soul
  • 1969 - Canned Wheat
  • 1970 - American Woman
  • 1970 - Share the Land
  • 1971 - So Long, Bannatyne
  • 1972 - Rockin'
  • 1972 - Wild One
  • 1973 - Artificial Paradise
  • 1973 - #10
  • 1974 - Road Food
  • 1974 - Flavours
  • 1975 - Power in the Music
  • 1976 - The Way They Were (previously unreleased tracks)

Após a era Burton Cummings - creditados a The Guess Who

  • 1978 - Guess Who's Back
  • 1979 - All This for a Song
  • 1981 - Now and Not Then
  • 1995 - Liberty (also issued with the title Lonely One)

Álbums ao vivo

  • 1972 - Live at the Paramount
  • 1984 - Together Again
  • 1986 - The Best of the Guess Who Live (concerto completo do lançamento de Together Again)
  • 1998 - The Spirit Lives On
  • 1999 - Down The Road
  • 2000 - Running Back Thru Canada
  • 2004 - The Best of Running Back Thru Canada
  • 2004 - Extended Versions: The Encore Collection

Coletâneas

  • 1968 - The Guess Who
  • 1969 - Sown and Grown in Canada
  • 1971 - Guess Who Play the Guess Who
  • 1971 - The Best of the Guess Who (relançado em 1973)
  • 1972 - Shakin' All Over (re-issue)
  • 1972 - The History of the Guess Who
  • 1973 - The Best of the Guess Who, Vol. 2
  • 1977 - The Greatest Hits of the Guess Who
  • 1988 - Track Record: The Guess Who Collection
  • 1992 - These Eyes
  • 1997 - The Guess Who: The Ultimate Collection
  • 1997 - Razor's Edge
  • 1999 - The Guess Who: Greatest Hits
  • 2001 - This Time Long Ago
  • 2003 - Platinum & Gold Collection: The Guess Who
  • 2003 - The Guess Who: Anthology
  • 2005 - Let's Go
  • 2006 - Bachman-Cummings Song Book (contém faixas de Guess Who, Burton Cummings, e Bachman-Turner Overdrive)



Um comentário:

  1. Excelente comentário para quem gosta do Guess Who.

    ResponderExcluir