segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Show de Jeff Beck em São Paulo

Jeff Beck em São Paulo - Via Funchal - 25/11/2010 


Fonte: www.coredump.com.br

Um dos maiores guitarristas de todos os tempos se apresentou na cidade de São Paulo. Ao contrário do que foi anunciado esta não foi a primeira vez que Jeff Beck toou no Brasil. Ele já havia feito shows por aqui em 1988 no extinto Free Jazz Festival.

Acompanhado de uma ótima banda formada por Jason Rebello (Teclados), Narada Michael Walden (Bateria) e Rhonda Smith (Baixo e Vocais) o guitarrista veio ao País desta vez como parte da divulgação de seu mais novo CD "Emotion and Commotion"  lançado este ano.


O show começou com a música "Plan B" seguida de "Stratus", cover de Billy Cobham. Depois foi a vez de "Led Boots" que possui uma levada à la Satriani. Na sequência duas faixas do disco novo. A sutil "Corpus Christi Carol" e "Hammerhead" cujo ritmo impregina na mente, pricipalmente as linhas do baixo, tocado de forma magnifíca por Rhonda Smith. 

A próxima  é a linda "Mna Na Eireann" (pronuncia-se "Women of Ireland") que deixa todo mundo com os olhos vidrados no guitarrista. O palco nessa hora ficou com um jogo de luzes muito lindo. Depois é a vez de Rhonda Smith brilhar novamente com seu solo de baixo com uma levada funk e varios "slaps". 


Um dos melhores momentos do show foi quando Jeff Beck tocou  "People Get Ready", cover de Curtis Mayfield, que nos anos 80 ficou famosa num dueto dele com Rod Stewart. Seguem-se a jazzistica "You Never Know" e um dos clássicássos do Blues, "Rollin' & Tumblin" do mestre Muddy Waters e que foi cantada com muito feeling por Rhonda Smith.

Jeff Beck ainda fez uma versão magnifica de "Over The Raibow" (do filme "O Magico de Oz") mostrando  todo seu virtuosismo na guitarra. À seguir ainda tocaram "Blast From The East", "Angels", a pesada "Dirty Mind", "Brush With The Blues" e finalizando o set normal com "A Day in the Life" dos Beatles, que depois dos shows  de Paul McCartney semana passada, ganhou um sabor ainda mais especial.


Para o bis  ele executou o bluesão "Higher". Depois veio "How High" de Les Paul , tocada com uma guitarra  Gibson Les Paul (óbvio) preta que substituiu a sua tradicional Stratocaster branca.  Para finalizar o show ele executa "Nessun Dorma", clássico italiano de Puccini, e que ficou muito linda em sua interpretação na guitarra.

É fato que Jeff fala pouco com o público, mas sua guitarra o faz o tempo todo. A platéia passou a maior parte do show vidrada no palco (talvez por isso ele tenha mandado desligar os telões antes do show). 

E com este showzaço Beck provou que é possível fazer shows instrumentais (este foi 95% instrumental) sem ser monótono. Nos mostrou ainda que é e sempre será um dos grandes "Guitar Heroes" da história da música e apesar de estar com 66 anos ainda está em plena forma. Vida longa ao mestre Jeff Beck !

Set list:

1. Plan B
2. Stratus (Billy Cobham cover)
3. Led Boots
4. Corpus Christi Carol
5. Hammerhead
6. Mna Na Eireann
7. Bass solo
8. People Get Ready (Curtis Mayfield cover)
9. You Never Know
10.Rollin' & Tumblin' (Muddy Waters cover)
11.Big Block
12.Over The Rainbow
13.Blast From The East
14.Angels
15.Dirty Mind
16.Brush With The Blues
17.A Day in the Life (The Beatles cover)

Bis:
18.Higher
19.How High
20.Nessun Dorma