quinta-feira, 28 de maio de 2009

Rock - Black Oak Arkansas


O Black Oak Arkansas tem as mesmas origens do Lynyrd Skynyrd e do Allman Brothers; é um grupo de rock do sul dos EUA, nome da cidade natal da banda (Black Oak, estado de Arkansas). A banda alcançou fama nos anos 70 com dez álbuns lançados naquela década. Seu estilo é pontuado por múltiplos guitarristas e pelo comportamento disparatado, voz estridente e a presença de palco do vocalista bufão, Jim “Dandy" Mangrum.
O grupo, originalnalmente chamado Knowbody Else, foi formado em 1965 em Black Oak, Arkansas, por Jim Mangrum (vocais), Rickie Reynolds (guitarra), Stanley Knight (guitarra), Harvey Jett (guitarra), Pat Daugherty (baixo), e Wayne Evans (bateria). Seu primeiro PA foi roubado de uma escola local. Os membros do grupo foram julgados à revelia por apropriação indébita e sentenciados a 26 anos na Tucker Prison Farm (esta sentença foi suspensa mais tarde). Isto conduziu a seu recuo às montanhas do nordeste rural de Arkansas onde viveram da terra e refinaram seu estilo musical. Algumas de suas influências durante este período eram Beatles e Byrds.
O Knowbody Else mudou-se para Memphis, Tennessee em 1969 e assinou um contrato de gravação com a Stax Records. Seu primeiro álbum auto-intitulado, e seu único com a Stax, foi ignorado pela maior parte pelo povo. Durante este tempo a banda voltou-se para psicodelia e o espiritualismo oriental que, combinados com sua educação batista do sul, contribuíram para seu som.
Após diversas viagens a Los Angeles, Califórnia, em 1970, a banda assinou com a gravadora Atco Records foi rebatizada como Black Oak Arkansas. Seu primeiro álbum auto-intitulado foi lançado em 1971 quando a banda excursionou extensivamente, ganhando reputação com as apresentações ao vivo. Os lançamentos duplos que se seguiram em 1972, “Keep The Faith” e “If an Angel Came to See You, Would You Make Her Feel at Home,expandiram no grupo, um estilo musical ecléctico.
Em 1973, Black Oak Arkansas lançou seu quarto álbum “Raunch' N' Roll Live” e apresentam um novo baterista, Tommy Aldridge. Seu quinto álbum “High On The Hog”, lançado mais tarde nesse ano, estabeleceu o sucesso comercial contínuo, repicando no número 52 da Billboard. A vocalista Ruby Starr também excursionou com a banda durante este período. Sua voz estridente pode ser ouvida no remake que a banda fez da música “Jim Dandy” (da cantora de rhythm’n blues americana LaVern Baker' de 1957), a qual alcançou o número 25 no Billboard Hot 100.
O lançamento de 1974, "Street Party" , não manteve o impulso; entretanto, o outro lançamento de 1974 intitulado “Early Times", uma gravação negligenciada de Stax, compensou o tempo perdido. Em 1976 a formação original BOA (menos Harvey Jett, que foi substituído por Jimmy Henderson) lançou seu último álbum, “Balls Of Fire”. Uma nova versão da banda chamada “Black Oak" tomou forma em 1977 com Jim “Dandy" Mangrum e Jimmy Henderson. Greg Reding (guitarra e teclados), Jack Holder (guitarra), Andy Tanas (baixo), e Joel Williams (bateria) participaram nos dois álbuns do Capricorn que foram gravados em 1977 (Race With The Devil) e em 1978 (I'd Rather Be Sailing). Em 1978, o guitarrista Shawn Lane juntou-se à banda com 14 anos e excursionou por quatro anos.
Lançado em 1984, “Ready, as Hell”, estréia um som mais pesado com pitadas harmônicas e teclados por toda parte. O álbum igualmente marcou o retorno de Rickie Lee Reynolds na guitarra ritmo. Em 1986, com “The Black Attack Is Back”, continua o estilo pesado do álbum anterior e apresenta a faixa “I Want A Woman With Big Titties". Apesar dessa falta da sutileza, o álbum é considerado como o melhor da longa carreira da banda, com a melhor formação até então, mesmo que ainda, não tenha nenhum progresso comercial.
James Mangrum continuou gravando e viajando com uma série de formações diferentes do Black Oak e continua até hoje, contando com uma grande legião de leais fãs. Além disso, Jim Dandy é a inspiração de David Lee Roth do Van Halen, tanto a imagem no palco como também a personalidade.

Discografia:
Black Oak Arkansas - 1971
Keep The Faith - 1972
If An Angel Came To See You Would You Make Her Feel At Home? - 1972
Raunch 'N' Roll Live - 1973
High on the Hog - 1973
Street Party - 1974
Early Times - 1974
Ain't Life Grand - 1975
X-Rated - 1975
Live! Mutha - 1976
Balls Of Fire - 1976
10 Yr Overnight Success - 1977
Race With The Devil - 1977
I'd Rather Be Sailing - 1978
The Black Attack Is Back - 1986
Live On The King Biscuit Flower Hour 1976
The Wild Bunch - 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário