domingo, 28 de março de 2010

Rock - Atualidades - Homenagem ao Rush

Hoje, 28 de março de 2010, o grande power-trio está sendo homenageado pelo Canadian Songwriters Hall of Fame. Fundado em 1998 pelo editor musical Frank Davies, o Hall induz artistas canadenses em três categorias básicas: compositores, canções e aqueles que têm oferecido contribuições significativas no que diz respeito à música. O Rush será merecidamente lembrado por seu marcante trabalho realizado em "Limelight",  "Closer to the Heart", "The Spirit of Radio", "Tom Sawyer" e "Subdivisions". A sexta edição do evento ocorrerá no George Weston Recital Hall, localizado no Toronto Centre for the Arts.
Por conta deste acontecimento em torno da banda, algumas entrevistas bem interessantes foram surgindo na mídia nos últimos dias. Na terça feira (23/03/2010), Geddy Lee e Alex Lifeson participaram de um longo bate-papo realizado pela rede CBC, onde comentaram com a jornalista Laurie Brown a indicação para integrar o Canadian Songwriters Hall. Nessa entevista, os rapazes alegraram muitos fãs ao redor do mundo informando já terem 6 canções novas prontas, estando eles trabalhando realmente em um novo material nesse momento.
Já na quinta, dia 26/03, Neil Peart revelou também ao jornal The Canadian Press mais detalhes sobre esse próximo lançamento do RUSH: "Juntaremos essas canções e, se elas soarem bem, provavelmente iremos lançá-las por conta própria. Estamos nos perguntando: Se finalizarmos algumas composições sairemos numa pequena turnê para apresentá-las, voltando ao estúdio logo depois para compor novamente? Seria uma maneira interessante de agitarmos nosso modo habitual de fazer as coisas. (...) Ainda não há nada que eu possa confirmar... essas coisas são muito complicadas e há muito envolvido nisso. Tudo o que posso dizer é que estamos considerando essa possibilidade..."
Infelizmente nenhuma dessas entrevistas havia trazido detalhes mais aprofundados sobre o assunto nova turnê. Porém uma nova matéria com Alex Lifeson, publicada no jornal canadense Toronto Globe and Mail, acabou felizmente por mostrar um pouco mais. Quando perguntado sobre o próximo álbum da banda, Lerxst reiterou as declarações de seus companheiros, revelando também vários detalhes à respeito não só da aguardada turnê, mas também do próximo álbum do RUSH:
"Ficamos fora durante um ano e meio, e agora é só trabalho. Tudo está muito louco e não há um só minuto perdido no dia. Temos essa meia dúzia de canções e provavelmente iremos pro estúdio trabalhar em algumas delas, para ver como ficam. Talvez lançaremos algo - digo talvez - e planejamos cair na estrada em junho. O ideal pra gente seria poder mostrar algumas dessas canções já em turnê, essa que se encerraria no fim de outubro, para então voltarmos ao estúdio a fim de continuarmos a compor. Em seguida, gravaríamos o disco entre o fim do ano e o começo do outro para então lançá-lo durante a primavera de 2011, juntamente com uma turnê um pouco mais substancial. Provavelmente esse ano tocaremos umas 45 datas. Já em 2011 tocaríamos ainda mais, umas 70..."
Complementando ainda mais essas grandes novidades acerca do power-trio, temos um pequeno fato que reforça ainda mais o iminente retorno do Rush aos palcos em 2010: O técnico de bateria de Neil Peart, Lorne Wheaton, atualizou no último dia 17 sua página pessoal no MySpace, que antes trazia a mensagem: "Esperando que decisões sejam tomadas...".
Agora o que temos, para felicidade da galera, é a seguinte: "Indo à YYZ (Toronto) para sessões, na estrada nesse verão :)".