domingo, 1 de fevereiro de 2009

Triunvirat


O Triumvirat foi uma banda alemã de rock progressivo formada em 1969. O seu nome deriva do fato de serem apenas três músicos. Seus fundadores foram Jürgen Fritz, Hans Bathelt e Werner Frangenberg. Liderada por Jürgen Fritz, fizeram sucesso nos anos 70, com uma sonoridade que alguns consideram semelhante à do Emerson, Lake & Palmer. Durante o início, a banda executava músicas de sucesso em lugares famosos de sua cidade natal, Colônia. The Nice e Emerson, Lake & Palmer foram bandas que influenciaram a direção musical do Triumvirat, tanto que a banda incorporou algumas músicas dessas bandas em seu repertório. No auge da fama, durante a era do rock progressivo na década de 70, o Triumvirat era constantemente chamado de Emerson, Lake & Palmer alemão, ou clone ELP, devido ao virtuosismo clássico de Fritz nos teclados e sintetizadores.
No início da década de 1970, a banda enviou uma fita demo para a EMI Records em Colônia e ganhou seu primeiro contrato de gravação. Foram produzidos outros álbuns durante a mesma década, incluindo Mediterranean Tales: Across The Waters e Illusions on a Double Dimple. Em 1975, a banda atingiu o ápice de seu sucesso comercial com o lançamento de Spartacus, que é considerado por muitos um álbum clássico do rock progressivo. O álbum Old Loves Die Hard foi um dos mais populares no Brasil.
A banda sofreu várias mudanças pessoais (incluindo a perda do vocalista Helmut Köllen, que morreu de asfixia por monóxido de carbono enquanto ouvia algumas de suas músicas de estúdio no carro enquanto o motor estava ligado, em sua garagem). A banda terminou em 1980 com o lançamento de seu álbum final, Russian Roulette. Em 2002, o Triunvirat retorna à cena musical internacional para “cuidar de negócios inacabados”, conforme site oficial da banda, e lança o álbum “The Website Story”, gravado por Jürgen Fritz, com Grant Stevens, John Miles, Curt Cress e TM Stevens, entre outros. A banda ainda conta com muitos admiradores por todo o mundo.
A discografia é curta, mas essencial em qualquer discoteca básica de rock progressivo:
1972 – Mediterranean Tales – Across The Water
1974 – Illusions On Double Dimple
1975 - Spartacus
1976 - Old Loves Die Hard
1977 - Pompeii
1979 - A La Carte
1980 - Russian Roulette
2002 - The Website Story