quinta-feira, 18 de junho de 2009

Recordes de velocidade

Alguns recordes de Velocidade:

Jato Spirit of America
Velocidade máxima: 1086 km/h - Atingida em 1996
Esse jato tem "apenas" 45 mil HP, menos da metade da potência do Thrust SS. Mas pesa bem
menos que o concorrente: 4 toneladas, o que equilibra as coisas. Por causa do patrocinador, uma
empresa petrolífera, esse carro voador usa gasolina comum em vez de querosene de aviação. Em tese, isso prejudica a potência.

Dragster Mac Tools
Velocidade máxima: 537 km/h - Atingida em 2003
Os dragsters, veículos especialmente projetados para concurso de arrancadas, são um meio termo entre os carros a jato e os convencionais. Eles tem motores comuns, mas usam o exótico nitrometano como combustível. Sua explosão empurra os pistões com mais força que a gasolina, fazendo o motor render mais de 6000 HP, só que o consumo é absurdo: 4 litros por segundo.

Fórmula Indy Penske
Velocidade máxima: acima de 410 km/h - Atingida em 2000
A CART, entidade americana que controla a categoria, só considera como recordes as velocidades médias das voltas. Por esse critério, o carro mais veloz foi o Penske do brasileiro Gil de Ferran, que em 2000 chegou a 387,8 km/h no circuito oval de Michigan, nos Estados Unidos.
Em pistas ultra-rápidas como essa, são alcançados picos de velocidade acima de 410 km/h.

Protótipo WM-Peugeot
Velocidade máxima: 405 km/h - Atingida em 1998
Esse carro de design arrojado atingiu a maior velocidade de todos os tempos num circuito misto em 1998, durante as 24 horas de Le Mans, na França. Outro protótipo conseguiu a melhor marca fora de uma competição oficial. Estamos falando do Callaway Sledgehammer Corvette, que no mesmo ano marcou 409 km/h em testes num super oval de 12 quilometros.

Mc Laren F1

Velocidade máxima: 386 km/h - Atingida em 1988

É o mais rápido entre os veículos comerciais fabricados em série. Seu preço oficial é de 3 milhões de reais, mas pode subir ainda mais, já que bólido saiu de linha em 1998 deixando apenas 64 unidades. Entre os veículos produzidos ate hoje, o campeão é o sueco Koeniggseg: chegou a 366 km/h e, segundo a fábrica, aguenta 390 km/h. Custa 1,5 milhões de reais.

Fórmula 1 Ferrari
Velocidade máxima: 368 km/h - Atingida em 2003
A marca de 368 km/h e outro recorde na lista de Michael Schumacher, conquistado no retão de Monza, na Itália. Mas nem sempre as velocidades máximas representam superioridade na F-1, conhecida como uma categoria boa de curva . Tanto que a marca anterior, de 362 km/h, em 2000, pertencia ao francês Jean Alesi, que na época pilotava um modesto Jordan.

Para terminar tenho que registrar a velocidade de um Fusca 66, do grande Juliano Dalla Rosa, que atingiu a impressionante marca de 87,6 Km/h na reta da Mitsui, em Poços de Caldas, conforme foto abaixo. Sem dúvida uma marca difícil de ser batida. A pequena tartaruga ao lado do carro não quer dizer absolutamente nada.