sexta-feira, 19 de junho de 2009

Rock - dicas

Para três dos maiores guitarristas do mundo, seus instrumentos foram uma passagem para deixar a pobreza e a vida dura. É isso que mostra o documentário "It Might Get Loud" (Poderia ficar alto), de Davis Guggenheim, sobre Jimmy Page (ex Led Zeppelin), The Edge (U2) e Jack White (The White Stripes e The Raconteurs).

A trajetória dos três até o estrelato difere bastante, até mesmo por se tratar de continentes e gerações diferentes. Mas eles tem em comum o fato de terem usado a guitarra para abrir um mundo de possibilidades numa época em que as alternativas pareciam sombrias.

O grisalho Jimmy Page, 65 anos, lembra como sentia o peso da rotina sendo músico de estúdio, fazendo a base para canções pop e jingles. Mas então ele entrou para a banda The Yardbirds, e depois participou da formação do Led Zeppelin, um dos maiores nomes do rock na década de 70.

Para The Edge, 47 anos, tocar numa banda irlandesa do final da década de 70 e começo de 80 era a chance de escapar da miséria ao seu redor.

Jack White, 33 anos, trabalhava como estofador na adolescência, mas já se interessava por música, e um dos seus primeiros discos foi lançado em conjunto com um colega de trabalho. Guggenheim, diretor do premiado documentário ambiental "Uma Verdade Inconveniente", mistura imagens do encontro, entrevistas individuais e material de arquivo dos guitarristas. The Edge, ou David Evans, obcecado por tecnologia, lembra da sala de aula onde o U2 ensaiava nos seus primórdios. "Nenhum de nós sabia tocar àquela altura. Era realmente muito ruim". Page volta a Headley Grange, na Inglaterra, onde o clássico do Led Zeppelin "Stairway To Heaven" foi gravado. Em sua casa, cercado por milhares de discos, um radiante Page toca "air guitar" enquanto ouve "Rumble", de Link Wray, que lhe causou uma profunda impressão como guitarrista. Em uma antiga reportagem de TV, o músico-estudante é questionado sobre o que gostaria de fazer na vida. "Quero fazer pesquisa biológica", diz.

Jack White produz uma "guitarra" com pregos, fios, madeira, uma garrafa (não posso dizer que é de Coca-Cola) e um amplificador, e diz "Quem disse que você precisa comprar uma guitarra?".

Palavras de Guggenheim: "A maioria dos documentários de rock'n roll aborda os acidentes e as overdoses. Quisemos focar as histórias e no caminho do artista, queríamos ir mais fundo, abaixo da superfície".

Falou e disse. Altamente recomendado.


Fonte: Reuters - by Mike Collett-White

Nenhum comentário:

Postar um comentário