segunda-feira, 6 de julho de 2009

Rush - Discografia

Permanent Waves é o 7º album de estudio do Rush, lançado em 1] de Janeiro de 1980. Foi gravado no Le Studio, Morin Heights, em Quebec, e foi mixado no Trident Studios em Londres. Permanent Waves tornou-se o 1º disco do Rush a atingir o 4º lugar no US Top 5 e foi o 5º álbum de ouro do Rush. O disco é também um marco distinto da transição do heavy metal e o rock progressivo para algo mais “acessível”, mais ao estilo “radio-amigável”, e conseqüentemente uma significativa expansão nas vendas de discos da banda devido a "The Spirit of Radio" e "Freewill".

The Spirit of Radio" veio dos primeiros experimentos com o estilo reggae, o qual foi explorado nos álbuns Moving Pictures e Signals. Notável nesse disco é a faixa “Jacob's Ladder", uma música reminiscente do primeiro período da banda. A música apresenta uma atmosfera escura, um sentimento agourento, porém a letra é baseada num simples conceito: uma visão do nascer do sol raiando através das nuvens. O título é uma referencia ao fenômeno natural do sol atravessando as nuvens em raios visíveis, o que foi nomeado na Bíblia como uma “escada para o céu”, na qual Jacó (Jacob) teve uma visão, com anjos subindo e descendo.

"Entre Nous" ("Between Us") é similar ao estilo de "Freewill," ainda que não tenha tido o sucesso dessa última no rádio. A balada "Different Strings" iria polarizar muitos fãs e críticos do Rush; algumas estações de radio tocariam muito enquanto outras nunca a tocaram. "Natural Science" é quase um passo atrás no estilo atual, com mais de 9 minutos e composta em três movimentos distintos. A letra é conduzida por conceitos da ciência natural, examinando temas como evolução, genética e civilização, bem como a responsabilidade do homem com as artes e ciências.

O álbum começou a ser escrito em julho de 1979 numa fazenda, Lakewoods Farm em Ontário, Canadá, enquanto Neil Peart começou suas letras em uma cabana perto dali. Eles começaram com uma jam, a qual foi apelidada de "Uncle Tounouse". Partes dela foram usadas nas músicas desse álbum. Enquanto Peart trabalhava nas letras, Lifeson e Lee trabalhavam nas idéias musicais de base. Dentro de poucos dias eles juntaram "The Spirit of Radio", "Freewill", e "Jacob's Ladder", as quais vieram muito naturalmente e foram gravadas numa unidade Slider JVC móvel. "Entre Nous" foi a única música a ser completa mais tarde.

Neil Peart estava trabalhando numa música sobre Sir Gawain e o Cavaleiro Verde, um épico medieval da época do Rei Arthur. Baseado na história escrita no século 14, ele tentava manter o estilo original, mas foi descartado. Dirigiram-se então ao studio Sound Kitchen em Toronto para gravar as demos, juntando-se ao produtor Terry Brown. "The Spirit of Radio", "Freewill", and "Jacob's Ladder" foram um pouco mais polidas durante a passagem de som.

Faixas:

  1. "The Spirit of The Radio" – 4:56
  2. "Freewill" – 5:21
  3. "Jacob's Ladder" – 7:26
  4. "Entre Nous" – 4:36
  5. "Different Strings" (Lifeson, Lee) – 3:48
  6. "Natural Science" – 9:17
    • "Tide Pools" – 2:21
    • "Hyperspace" – 2:47
    • "Permanent Waves" – 4:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário