quinta-feira, 16 de julho de 2009

Rush - Discografia


Exit...Stage Left é o 2º álbum ao vivo do Rush, lançado em 1981. Um vídeo foi lançado em 1982 com o mesmo nome foi com conteúdo diferente. Em 2007 saiu o DVD. O álbum foi cotado como o 9º melhor álbum ao vivo de todos os tempos em 2004 pela revista Classic Rock Magazine. O disco mostra o Rush em ótima forma, já lendário quanto às apresentações ao vivo, devido a excelência musical do trio.
O título faz menção ao desenho animado Leão da Montanha (Snagglepuss/1960). O personagem caiu no gosto do público graças ao seu charme, elegância e estilo. Educado, articulado e com um "ar" de ator canastrão - uma de suas frases características, "Saída, pela esquerda" (no original "Exit… stage left"), faz menção ao caminho para sair do palco.

Faixas:
1. "The Spirit of Radio"
2. "Red Barchetta"
3. "YYZ/drum solo"
4. "A Passage to Bangkok" *
5. "Closer to the Heart"
6. "Beneath, Between & Behind"
7. "Jacob's Ladder"
8. "Broon's Bane"
9. "The Trees"
10. "Xanadu"
11. "Freewill"
12. "Tom Sawyer"
13. "La Villa Strangiato"


As faixas 1 a 3 e 8 a 13 do vinil original foram gravadas no Canadá durante a turnê do Moving Pictures, enquanto as faixas 4 a 7 foram gravadas na Inglaterra durante a turnê de Permanent Waves. Aqui o solo de bateria de Neil Peart, após YYZ já começa a se destacar. Xanadu é puro virtuosismo, assim como The Trees e La Villa Strangiato.


* O CD original não inclui "A Passage to Bangkok" devido às restrições de tempo, já que o CD não suporta mais que 74 minutos. A faixa aparece no LP original, cartucho de 8 faixas e fitas K7, e mais tarde incluída no CD remasterizado, com tempo aumentado para 80 minutos.


Capa:
Um item de cada um dos oito álbuns de estúdio lançados até então, podem ser visto na capa deste ao vivo. A coruja de Fly By Night voa sobre Apolo, da capa de Hemispheres, que fica próximo à mulher de Permanent Waves. O rei fantoche de A Farewell to Kings senta-se sobre uma caixa com o logotipo de Rush. Próximo a ele, uma pintura da capa do álbum Caress of Steel , seguro por um dos carregadores de Moving Pictures, com outro carregador em pé atrás. Próximo a ele está Dionysus, o homem nu de Hemispheres. Por trás dessa cena, o “homem das estrelas”, o starman de 2112 pendura-se próximo ao sinal "EXIT". Esta cena inteira fica à esquerda do palco e a foto é de um concerto no Buffalo Memorial Auditorium, em Buffalo, New York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário