quarta-feira, 21 de julho de 2010

Rock progressivo - Gentle Giant



O Gentle Giant  é uma banda de rock progressiva britânica formada em 1970 pelos três irmãos Shulman, após o término da banda pop Simon Dupree and the Big Sound em 1969. Gravaram doze álbuns entre 1970 e 1980.
Inspirados por antigos filósofos, eventos pessoais e os trabalhos de François Rabelais, a proposta da banda era: "expandir as fronteiras da música popular contemporânea, com o risco de se tornar muito impopular.”
Foi uma das grandes bandas de rock progressivo durante a década de 1970 e uma das lendas criadas por esse estilo, visto que existem hoje legiões de fãs da banda espalhadas pelo mundo. A banda foi formada pelos três irmãos Shulman (Phil, Derek e Ray) todos ex-integrantes da banda britânica pop/soul/psicodélica Simon Dupree and the Big Sound formada em 1966. No início, tocaram por toda a Inglaterra durante quatro anos, sendo bem recebidos pelas rádios e televisão.
Lançaram um álbum com um compacto no top 5 da parada britânica, mas sem deixar uma impressão indelével na cena musical britânica. Pelo final de 1969, os Shulmans terminaram a Simon Dupree e lançaram seus olhares sobre o crescente fascínio do meio musical por uma música mais criativa e inteligente que viria a ser chamada de rock progressivo.
No início de 1970, eles formaram o Gentle Giant, junto com Martin Smith, Kerry Minnear  e Gary Green. O novo grupo começou a fazer um som mais aventureiro, desafiante e distinto de tudo o que se conhecia em termos de música. Compara-se a inovação que os Beatles representaram para o rock em seu tempo com a do Gentle Giant para o rock progressivo.
A música do Gentle Giant possuía vários aspectos em comum a outras bandas de rock progressivo da época: rápidas mudanças no tempo, compassos diversificados, melodias complexas, com harmonias freqüentemente contrastando com dissonância, grande uso de instrumentos musicais medievais não convencionais, estruturas musicais tipicamente associadas à música erudita, como fugas e madrigais, letras complexas e álbuns conceituais. Tinham como influências musicais rock, jazz, música clássica, avant-garde, blues e música medieval inglesa. Outra característica da banda eram os vocais múltiplos e sincronizados, pouco comuns na sua época. Todos os membros da banda tocavam múltiplos instrumentos, somente os principais estão destacados aqui.
§       Derek Shulman: vocal principal, saxofone. Nascido em 11/02/1947, em Glasgow.
§       Ray Shulman: baixo, violino. Nascido em 08/12/1949 em Portsmouth.
§       Kerry Minnear: teclados, vocais principais. Nascido em 02/01/1947, em Dorset.
§       Gary Green: guitarras, vocais. Nascido em 20/11/1950, em Londres.
§        Phil Shulman: instrumentos de sopro e metais, vocais principais (em "Gentle Giant", "Acquiring the Taste", "Three Friends" e "Octopus"). Nascido em 27/08/1937, em Glasgow.
§         Martin Smith - (17 de Dezembro de 1946, Southampton - 2 de Março de 1997).
bateria, percussão (em "Gentle Giant" e "Acquiring the Taste").
§         Malcolm Mortimore: bateria, percussão (em "Three Friends). Nascido em 16/06/1953 em Wimbledon, Londres.
§       John Weathers: bateria, percussão (em todos os álbuns remanescentes). Nascido em 02/02/1947 em Carmarthen.
A maioria das músicas foi composta por Derek, Ray, Kerry, e Phil (quando ele estava no grupo).
                                    
Capa do 1º álbum
Discografia
§          Gentle Giant (1970)
   §      Acquiring The Taste (1971)
   §     Three Friends (1972)
   §      Octopus (1972)
   §       I On A Glass House (1973)
   §      The Power And The Glory (1974)
   §      Free Hand (1975)
   §      Interview (1976)
   §     Playing The Fool (1977, ao vivo)
   §     The Missing Piece (1977)
   §     Giant For A Day (1978)
   §     Civilian (1980)
                                            
     Capas de Octopus (acima a original)