sexta-feira, 16 de julho de 2010

Rock progressivo - Sagrado Coração da Terra

Grupo formado em 1979 pelo compositor e violinista Marcus Viana, realiza um trabalho de fusão entre a música erudita e o rock progressivo, de qualidade reconhecida internacionalmente. As letras evocam questões ecológicas e espirituais. A formação do grupo variou muito em seus mais de 20 anos de existência, com quatro discos gravados e lançados no Brasil e no exterior, além de participações.
Um dos maiores nomes do rock progressivo brasileiro, o Sagrado Coração da Terra, estréia em 1984 com ótimo LP independente que construiria boa reputação junto ao público no exterior (Japão em particular, onde os LPs seriam relançados em CD antes do Brasil). Viana, com passagem por outros grupos progressivos (com o efêmero Saecula Seculorum), teria algumas participações dignas de nota (como a ótima faixa "Jardim das Delícias", do LP "Nascente", de Flávio Venturini, que ajuda nos coros no primeiro LP do Sagrado) em trabalhos de outros artistas e na composição de trilhas-sonoras para TV (como as da minissérie "Pantanal", e "O Canto das Sereias", da Rede Manchete, além do tema de abertura da novela "Que Rei Sou Eu?" da Rede Globo, extraído do LP "Flecha"). Viana lançaria também álbuns-solo paralelamente às atividades da banda.
Depois de "Flecha", ainda pela Arteciência, e "Farol da Liberdade" (com alguns temas das citadas minisséries), já pelo seu próprio selo Sonhos&Sons, o Sagrado editaria seu quarto trabalho com Viana, Augusto Rennó (violão e guitarra), Ivan Correia (baixo), Lincoln Cheib (bateria) e Bauxita (vocal)." (ERP)
Depois do CD Grande Espírito, o Sagrado entrou numa grande hibernação. Viana começaria a de destacar cada vez mais em sua carreira-solo, compondo trilhas para séries, novelas etc. O Sagrado volta a realizar alguns shows, juntamente com a Transfônica Orkestra. Um novo trabalho é lançado em 2001 com novos músicos, bem como três coletâneas: uma com um Best of, outra com instrumentais e outra com músicas cantadas. Todas as coletâneas foram remasterizadas e contém pelo menos uma música com novo arranjo ou inédita.  

Músicos das diversas formações:
Guitarristas:  Alexandre Lopes, Chico Amaral, Fernando Campos, Augusto Rennó, Alysson Lima;
Baixistas:  Edson Plá, Mauriti, Giló, Caio Guimarães, Ivan Correia, Alysson lima, Gauguin, Paulinho Carvalho; Bateristas - Zé Arthur, Porquinho (Sérgio Viana), Zé Luís, Marco Antônio Botelho, Nenem, João Guimarães, Lincoln Cheib, limão (André Queiroz), Mário Castelo, Eduardo Campos;
Tecladistas:  Cristiana Ramos, Inês Brando, Ronaldo Pellicano , Lincoln Meirelles, Zé Marcos, Ciácomo Lombardi;
Vocalistas: Marcus viana, Vanessa Falabella, Carla Villar, Rosani Reis, Paula Santoro, Bauxita, Paula Vargas, Rosina Minari. 
Discografia:
Sagrado Coração da Terra - 1984 
Flecha - 1987 - Arteciência - 1987
Farol da Liberdade - 1991
Grande Espírito - 1993
A Leste do Sol, Oeste da Lua - 2000
Canções (coletânea) - 2001
Instrumental (coletânea) - 2001
Sacred Heart of Earth (coletânea)- 2002