quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

NOTÍCIAS SOBRE O RONCAÇO


O RONCAÇO é o modo com o qual os amantes do motor VW Boxer, criado pela equipe de Ferdinand Porsche, relembra o término da produção deste fantástico propulsor para veículos em fabricados em série, ocorrido no Brasil no dia 23 de dezembro de 2005.
Os três eventos realizados até hoje foram um grande e agradável sucesso, como a grande repercussão dos vídeos tem demonstrado, sem contar a grande participação de carros.
O terceiro RONCAÇO realizado em 27 de janeiro de 2008 apresentou um confronto pacífico com a PM que, por sorte “adotou” o evento de última hora e apoiou o mesmo a seu modo, realizando uma operação comboio. Mas isto passou a implicar que eventos seguintes tivessem que ter aprovação prévia (com pagamento das taxas envolvidas).
Nos eventos anteriores TODOS os participantes receberam adesivos do evento, sendo que nos dois últimos os custos foram divididos entre os motivadores dos eventos. Mas não há de onde retirar recursos para viabilizar a cobertura das taxas citadas acima, sendo assim ainda não houve como definir o RONCAÇO de 2009. Não faz sentido, tampouco seria adequada a cobrança de qualquer tipo de taxa para participação de um evento deste tipo.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a questão de segurança no percurso e na Avenida Paulista em especial. Há pontos de atenção como a entrada na Avenida Dr. Arnaldo, e vários cruzamentos complexos. Nada disto seria fator impeditivo, mas alguns participantes mostraram comportamento incompatível com o evento e até colocaram suas façanhas no YouTube , tais como mini arrancadas no percurso (http://www.youtube.com/watch?v=ogZ1_eeEkpU) e outras manobras arriscadas num evento que envolve carros com famílias, que percorre avenidas cheias de pedestres em calçadas. Por sorte não se verificou nenhum incidente mais grave, mas teria sido catastrófico se o evento fosse parar nas manchetes dos jornais pela inconseqüência de poucos.
Estão sendo recebidas várias mensagens sobre o próximo RONCAÇO (2009), há uma grande demanda pelo evento. Nós damos apoio a este tipo de iniciativa dentro de nossas possibilidades.
Mas acreditamos que as organizações de amantes do carro, clubes e afins poderiam fazer sugestões e depois uma reunião para encontrar um consenso de uma nova forma de RONCAÇO para o congraçamento dos amantes do Motor Boxer em uma data próxima.
Quanto a eventuais custos envolvidos nu novo evento, como já é sabido, nos dois anos anteriores o EDI e o Alexander racharam os custos dos adesivos que TODOS receberam (eventualmente outros amigos ajudaram também), mas foi do bolso prório. Ir, além disso, está difícil, pedir que as pessoas participem tronar-se-ia antipático (onde entra dinheiro sempre há confusão). Nada impede que as entidades interessadas envolvidas decidam se cotizar para viabilizar um evento (gerindo elas mesmo os recursos necessários), mas isto já seria algo diferente do que a gente estar coletando dinheiro.
Sendo assim reiteramos que, infelizmente, a realização do RONCAÇO 2009 se tornou inviável até o momento pelo grau de dificuldade e responsabilidade para um evento deste porte agregado à falta de recursos.
Gostaríamos de agradecer o apoio e a participação de todos que fizeram do Roncaço uma linda manifestação. Em suas três edições, o RONCAÇO fez do cartão postal de São Paulo que é a Av. Paulista, o palco para um evento inédito que foi a reunião de uma quantidade nunca antes vista de VW´s refrigerados a ar empurrados pelo Motor VW Boxer, e esta avenida nunca esteve tão linda com tantos VW´s passeando por ela.
Do nosso lado o assunto sempre é tratado de uma maneira solidária o EDI Fusca Club ABC e o Alexander podem ser igualmente contatados.
Estamos à disposição para colaborar, sempre como motivadores.

Edivaldo Hidalgo Fernandez (EDI) e Alexander Gromow
(e-mails: fucaabc@uol.com.br ou a.gromow@hotmail.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário